28 de novembro de 2012 as 00:00 / Educação

Escola no Campo premia vencedores do concurso de frases e desenhos

Professores, estudantes e autoridades participaram na tarde de terça-feira, 27 de novembro, da solenidade de encerramento do Projeto Escola no Campo 2012. O evento, no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, reuniu cerca de 180 pessoas e foi marcado pelo anúncio dos vencedores do concurso de desenhos e frases desenvolvido durante o projeto.
                        O Escola no Campo é desenvolvido pela Cotrijal, Syngenta, secretarias de Educação de 13 municípios da região e Fundação Abrinq e tem como principais objetivos ressaltar a importância da preservação do meio ambiente, informar que menores de 18 anos não devem manusear defensivos agrícolas, demonstrar a importância da produção de alimentos saudáveis e, através das crianças, sensibilizar os pais quanto ao uso correto de defensivos agrícolas. Também visa valorizar o trabalho do agricultor, fazendo com que sinta orgulho da atividade que desenvolve.
                        O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, lembrou que desde o primeiro ano do projeto, em 2002, já foram beneficiados cerca de 18 mil estudantes, que tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento sobre a importância de se produzir alimentos com menor impacto sobre o meio ambiente. “Todos os que participaram dessa caminhada são vencedores”, destacou, parabenizando as entidades parceiras, os professores e os alunos envolvidos. “É através da educação, da cultura e da geração de conhecimento que vamos melhorar o mundo”.
                        Também manifestaram sua satisfação em participar do Escola no Campo e reconheceram a importância dos resultados alcançados até agora o coordenador do projeto pela Cotrijal e gerente de Desenvolvimento Cooperativista da cooperativa, Enio Schroeder; a gerente de Relações Institucionais da Syngenta para o Brasil, Lydia Damian; o coordenador de Negócios da Syngenta para o Rio Grande do Sul, Celso Batistella; o prefeito de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva, representando as demais prefeituras; e o secretário de Educação de Não-Me-Toque, Darci Bueno da Silva, representando as demais secretarias de Educação.
                        Os primeiros e segundos colocados de cada município no concurso de desenhos e frases receberam como prêmio, respectivamente, uma bicicleta e um jogo Banco Imobiliário. Os secretários de Educação, os coordenadores do projeto nos municípios e os professores envolvidos com as atividades foram brindados com um kit de produtos de O Boticário. E entre os professores que entregaram o relatório foi sorteado um kit com produtos de O Boticário.

De Lagoa dos Três Cantos o 1º colocado no desenho foi o aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina Djeison Bruno Junges e o segundo colocado foi o aluno da Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier Eduardo Henrique Pauwels. No concurso de frases  1º colocado foi Juliano Jardel Fath, da Escola dona Leopoldina de Linha Glória, 2ª colocação para Mariza da Silveira da Escola Estadual Joaquim José da Silva Xavier.