A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site

A História da Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes de Vila Seca

A Capela Nossa Senhora de Lourdes de Vila Seca foi fundada em outubro de 1941 e sua inauguração se deu no dia 11 de junho 1942. Seus fundadores foram Rainoldo e Raimundo Stein, Francisco Walker, Felipe Kremer, entre outros. A primeira diretoria foi formada por Lindolfo Walker, Felipe Kraemer e Raimundo Stein. Os objetivos da fundação da Capela Nossa Senhora de Lourdes foram de formar uma comunidade unida e fraternal e ter uma capela para melhor acesso às celebrações com mais encontros entre irmãos.

A diretoria, em todas as suas atividades tiveram dificuldades (estas sempre existiram), mas com a ajuda de uns e ideias de outros conseguiram resolver a maioria de seus problemas e dificuldades. A Padroeira é Nossa Senhora de Lourdes, escolhida pelo fundador Raimundo Stein, que já tinha dado o nome de Loudes para sua filha e como forma de homenagem ela foi escolhida para ser a Madrinha da comunidade no ano de 1942, por ocasião da inauguração. As terras onde foi construída a capela foi doada por Felipe Henrich.

O sino foi adquirido pelos sócios da comunidade com recursos oriundos de promoções. Para a realização de festas e outros eventos, houve a construção de um salão cujas obras eram dirigidas por Ervino Kraemer e Lindolfo Walker. O altar foi doado pela igreja matriz Cristo Rei de Não-Me-Toque e os bancos usados foram adquiridos da igreja de Victor Graeff. A sacristia foi construída por Felipe Kraemer e Lindolfo Walker. A comunidade adquiriu também as alfaias da capela.

Os primeiros cantores eram os próprios associados dirigidos por Raimundo Stein e o animador era Alfonso Petry.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi doada por Norma Schwint e as molduras doadas pro Emílio Schwint.

O cemitério foi criado pela comunidade que entendeu ser importante para as famílias não terem que levar seus entes queridos a outras localidades atendendo também o desejo das pessoas em permanecerem na comunidade Nossa Senhora de Lourdes após o falecimento. O terreno onde se encontra o cemitério foi doado por Antônio Augusto da Rosa e o primeiro sepultamento foi de Ernesto Müller.

A comunidade foi crescendo, houve muitas transformações, a nova igreja foi construída.

Desde a sua fundação até os dias atuais a comunidade Nossa Senhora de Lourdes preserva a sua missão de ajudar os necessitados, as pessoas carentes da melhor forma possível. As datas e solenidades eram celebradas conforme cada evento, sendo uma das comemorações importantes a festa da comunidade que se   realizava anualmente no mês de junho. No ano de 1976 houve a fundação do Clube das Mães Nossa Senhora de Lourdes.

A comunidade tem a missão de “Amar a todos como irmãos, rezar pelas vocações e por sua padroeira”.

Atualmente os sistemas de contribuição são anualidade, rifas, contribuições espontâneas, entre outros.

O número de sócios da comunidade Nossa Senhora de Lourdes está diminuindo em razão de muitas pessoas residirem atualmente em outras cidades.

São muitas as alegrias experimentadas pela comunidade ao longo de sua história; casamentos, batizados, eucaristias, Santas Missões Populares, entre outros. O casamento mais marcante deu-se em 29 de abril de 1950 onde contraíram matrimônio o casal Edi e Atalíbio Hartmann e em 29 de abril de 2000 eles retornaram à sua comunidade na comemoração das bodas de ouro.

O atual Conselho Comunitário Pastoral é formado por Délcio Pelegrini, Romeu Kraemer, Ceslo Pelegrini, Loiva Kraemer e Francieli Walker.

Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00