A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site

A história marcante do Grêmio Esportivo Lagoense: uma história de paixão e muitas conquistas

Essa história inicia a mais de 70 anos atrás, em 6 de março de 1952, quando nascia uma paixão que transcenderia gerações: o Grêmio Esportivo Lagoense. Fundado com o intuito de unir a comunidade por meio do esporte, o Lagoense rapidamente se tornou um dos times mais respeitados da região, marcando sua trajetória com inúmeras conquistas e momentos inesquecíveis, transcendendo o tempo e perpetuando um legado esportivo.

Nos primeiros anos, onde os registros muitas vezes se perdem na poeira do tempo, o Lagoense destacou-se em torneios regionais, conquistando taças e troféus que hoje orgulhosamente adornam as paredes de nossa sede, e que são testemunhas silenciosas da determinação e habilidade dos atletas que vestiram esse manto. Esses primeiros passos foram fundamentais para solidificar o nome do Lagoense no cenário esportivo.

Em competições oficiais, o Grêmio Esportivo Lagoense escreveu seu nome na história do Campeonato Taperense de Futebol de Campo, conquistando sete títulos. A geração mais antiga do time provou sua grandeza ao erguer os troféus nos anos de 1969, 1974 (Bi-Campeonato), 1975 (Tri-Campeonato), 1985 (Tetra), 1987 (Penta), 1990 (Hexa) e 1992(Hepta), sendo esse título muito comemorado, pois seria a última participação no campeonato Taperense, uma vez que a partir de 1993 foi instituído o município de Lagoa dos Três Cantos.

Um marco significativo na história do Lagoense foi a participação no Campeonato Estadual de Amadores entre 1987 e 1996, disputando em 10 edições. Em 1987, o Lagoense sagrou-se campeão na região Centro-Norte, destacando-se em uma competição que envolvia 240 equipes de diferentes regiões do estado. O caminho até as semifinais foi repleto de emoções, e embora não tenhamos conquistado o título estadual, o feito é lembrado com orgulho.

O ano de 1991 ficou gravado na memória como o ano do 1º FESTIGEL, um evento grandioso que reuniu artistas amadores de todo o estado, celebrando não apenas o esporte, mas também a cultura e a arte local.

Em 1995, o Lagoense demonstrou ousadia ao realizar uma rifa de um veículo Gol zero quilômetro, uma iniciativa corajosa para arrecadar fundos e fortalecer as bases do clube.

O ano de 1996 marcou a última participação no Campeonato Estadual de Amadores. Apesar do esforço e da dedicação, novos desafios surgiram, e o Lagoense decidiu se retirar da competição, encerrando um ciclo vitorioso.

No entanto, como em toda jornada esportiva, há momentos de desafios e mudanças. E a história do Grêmio Esportivo Lagoense não conhece o ponto final. Em 17 de abril de 1997, uma nova fase começava com a fundação do time Veterano, preservando a tradição e a paixão pelo futebol.

Ao longo dos anos, diversos presidentes, juntamente com suas diretorias dedicaram seu tempo e esforço para manter viva a chama do Lagoense. A galeria de ex-presidentes “Galeria Ardy Oscar Bohn e Avelino da Silva” é uma homenagem a esses líderes que contribuíram para a construção da história do clube, e um tributo merecido a dois ícones que deixaram sua marca indelével no coração do Lagoense.

O futuro se descortina com a mesma paixão e determinação que marcaram as últimas sete décadas. Que a história do Grêmio Esportivo Lagoense continue a ser escrita com gols, vitórias e, acima de tudo, sob o Lema: Desportividade e Disciplina.

Que a bola continue a rolar com a mesma paixão que iniciou essa jornada inesquecível há mais de 70 anos, e que o Grêmio Esportivo Lagoense continue sendo mais do que um time, seja uma verdadeira paixão transcendendo gerações.

 

Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00