Menos custo, mais lucro através do PISA
O Programa Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA), do Programa Juntos para Competir, desenvolvido pelo SENAR/RS, SEBRAE/RS, FARSUL e Sindicato Rural de Não-Me-Toque continua auxiliando produtores dos Municípios de Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff a produzirem mais com menos custos, como é o caso de André e Josiane Vergutz.
Convidados pela Secretaria de Agricultura de Lagoa dos Três Cantos a fazerem parte do Programa, os produtores aceitaram o desafio de aprender no dia-a-dia a aprimorar suas técnicas de produção e superar desafios propostos pelo programa, o segundo eles faz a diferença em uma propriedade pequena.
Sua propriedade de 11 hectares conta com 40 vacas em produção num sistema de semi-confinamento, com uma média mensal girando de 25 mil litros de leite, produção essa que corresponde a 80% da renda da família que ainda possui um incremento em sua renda com a produção de morangos.
Para conhecer melhor como o programa funciona junto a propriedade o Assessor de Comunicação Jaques Petry conversou com os produtores, confira
Jaques: Quais as principais mudanças percebidas na participação do programa?
Josiane: O aproveitamento dos recursos próprios como por exemplo o milho que é utilizado na produção de silagem de grão úmido, o que impacta diretamente na compra mensal de ração e ajuste de dietas. O manejo da pastagem é outro ponto positivo pois impacta diretamente na nossa qualidade de vida, pois com o manejo a carga de trabalho diminui.
Jaques: Como você vê a produtividade após o curso?
Josiane: Nosso plantel de animais e produtividade manteve-se, porém a redução de custos tornou nossa lucratividade maior. Um exemplo é nossa área para produção de silagem que passou de 8 hectares para 5, devido ao aumento da produção por hectares.
Jaques: Existem plano a longo prazo implantados pelo programa?
Josiane: Sim, temos um planejamento sendo feito para dez anos com o intuído de melhorar ainda mais o nosso aproveitamento tanto da área quanto dos animais para não somente reduzir custos, mas sim elevar nossa produtividade. Dentro desse planejamento nossa principal meta é implantar o sistema de irrigação em nossas áreas de pastagem.
Jaques: Como é feita a orientação?
A cada 2 meses participamos da Unidade de Treinamento (UDT que acontece na propriedade de Otávio Eckstein, bem como a visita técnica na propriedade onde revisamos as propostas da consulta anterior, faz-se novos apontamentos, ajustes de dieta e uma avaliação do desenvolvimento da pastagem.
As atividades do PISA continuarão sendo desenvolvidas até o final de 2018 quando encerra-se este ciclo com 35 produtores participantes de Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff. Os interessados em participar do programa devem procurar o Sindicato Rural ou um escritório do SEBRAE. Para participar do programa é necessário que os produtores estejam organizados em forma de associação ou através dos representantes. Além disso, o Programa Juntos para Competir tem projetos desenvolvidos em todas as cadeias produtivas do Estado, desde a lavoura e pecuária a fruticultura.
Fonte: Jaques Petry Jornalista (MTE 0018162/RS)