01 de agosto de 2011 as 21:28 / Agricultura

Administração reuniu produtores de leite

A Secretaria Municipal de Agricultura de Lagoa dos Três Cantos reuniu produtores de leite com o objetivo de discutir os incentivos para o setor. O encontro foi na tarde de segunda-feira, dia 1º de agosto na Câmara de Vereadores com a participação do Prefeito Ernor Weber, Secretário da Administração, Fazenda e Planejamento Alex Weber, Secretário da Agricultura Roque Elói Fath e um bom número de produtores.

O assunto dominante foi a realização da Consulta Popular que ocorrerá no dia 10 de agosto, onde a maior fatia de recursos deverá ser destinada à agricultura, especialmente no subsidio à compra de insumos para a pastagem. Segundo o Secretário da Agricultura Roque Fath metade dos recursos utilizados pelo produtor são a fundo perdido. "Nossas prioridades são R$ 10 mil para pintura do prédio da Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier, R$ 10 mil para compra de exames de alta e média complexidade e R$ 82 mil para a bacia leiteira", revelou. Roque que também preside o COMUDE alertou sobre a importância de as comunidades votarem dia 10 de agosto nas prioridades já citadas a fim de viabilizá-las. "Gostaríamos de uma participação de no mínimo 60% dos eleitores", salientou.

O Secretário da Administração, Fazenda e Planejamento Alex Weber trouxe ao encontro as informações relativas ao Concurso Público que se realizará no município e os avanços no detalhamento da licitação dos equipamentos de implantação de internet banda larga em Lagoa dos Três Cantos. Segundo ele com a possibilidade de fibra ótica também no interior. O Secretário afirmou que por ser o projeto três-cantense inédito no Brasil, todas as questões burocráticas são novidades, por isso devem ser tratadas com toda a cautela para não incorrer em erros que possam inviabilizar o projeto ou parte dele.

O Prefeito Ernor Weber discutiu com os produtores a logística da utilização da máquina ensiladeira. Para ele, os produtores podem se unir em associação com o objetivo de melhorar e baratear os custos da silagem e até negociar melhor, em conjunto e em maior quantidade de produto, com as empresas que recebem o leite.

Uma comissão de produtores foi formada para estudar o assunto e visitar projetos semelhantes em alguns municípios. Estes produtores terão o apoio dos Secretários Alex Weber e Roque Fath.