12 de junho de 2017 as 12:22 / Agricultura

Programa Juntos para Competir traz mais rentabilidade ao produtor de leite

A produção leiteira é o carro chefe na maioria das pequenas propriedades rurais do Rio Grande do Sul e em outras é feita no intuito de proporcionar um incremento na renda do pequeno agricultor, mas engana-se quem pensa que que produzir leite é uma tarefa simples.

Conhecimento e produtividade andam juntas em toda cadeia produtiva, desde o grão aos produtos de origem animal e são cada vez mais buscados por esses produtores que desejam permanecer no campo com mais conforto e qualidade de vida.

Pensando nestes casos, uma iniciativa do SENAR/RS, SEBRAE/RS e FARSUL está proporcionando a 35 produtores dos municípios de Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos a oportunidade de maximizar a sua produção através do Programa Juntos Para Competir.

O Programa Juntos para Competir visa organizar e desenvolver as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul, através da capacitação e de uma maior integração do setor, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.

No que especificamente se trata da questão de Produção Leiteira, ambos os Municípios integram um projeto maior, conhecido como PISA (Produção Intetgrada de Sistemas Agropecuários) que conta com a grupos em desenvolvimento em Marau, Água Santa, Fontoura Xavier e Tapera.

Referenciados pelo Sindicato Rural de Não-Me-Toque, representante do Senar/RS e Farsul na região, os produtores participam de encontros onde são traçadas metas e desenvolvidos planos anuais de atividades, além de receber um acompanhamento técnico individual em suas propriedades.

O PISA

O projeto PISA trabalha especificamente em processos de melhoria na produção de gado leiteiro e gado de corte. Nestes municípios, os produtores recebem consultorias, participam de palestras, cursos, viagens técnicas e são desafiados a adotar novas técnicas de manejo de pastagens e gestão de suas propriedades.

O programa iniciou na região em 2013, quando proporcionou para 10 produtores de leite de Victor Graeff e 10 produtores de leite de Lagoa dos Três Cantos que participassem de uma formação completa em bovinocultura de leite através ddo projeto LEITEC do SENAR-RS que envolvia 120 horas de aulas presenciais e consultorias nas propriedades.

Já em 2015 foi iniciada a metodologia do PISA, um curso de longo prazo que vem sendo desenvolvido atualmente e estendera-se até o final de 2018.

Além do SENAR-RS, SEBRAE-RS, FARSUL e Sindicato Rural de Não-Me-Toque, envolvem-se no programa a Prefeitura Municipal de Lagos dos Três Cantos, a Cooperativa Santa Clara e a EMATER.

Fonte: Jaques Petry

Jornalista (MTE 0018162/RS)