12 de junho de 2017 as 08:13 / Educação

Conselho Municipal de Educação de Lagoa dos Três Cantos tem novos membros

O Conselho Municipal de Educação é um órgão que possibilita a participação e o controle social das políticas educacionais e que reúne representantes da comunidade escolar e da sociedade civil para decidir juntamente com a secretaria de educação os rumos da educação do município, sendo fundamentais para a autonomia dos sistemas municipais.

Cabe ao órgão garantir a gestão democrática da educação e um ensino de qualidade no município.

Em LTC o CME tem funções  propositiva, consultiva, mobilizadora, deliberativa e fiscalizadora

Com tantas e tão importantes atribuições, o conselho necessita ter uma composição democrática: é preciso haver consenso antes de qualquer decisão, inclusive mantendo diálogo permanente com a secretaria de educação.

Desde o dia 08 de junho o CME de educação de Lagoa dos Três Cantos está assim estruturado: Presidente: Ires Margarida Fath, vice- presidente: Juliana Tonet Bach e secretária: Giseli Cristina Walker. Ainda fazem parte deste conselho Claidir Veranice Pilger, Claudi Mara Grando, Noelí Petry e Sandra Cristina Simon Willig.

Uma das atribuições mais importantes dos conselhos tem sido a de cobrar e orientar a elaboração do PME – política que vai reger os rumos da educação da cidade. Cabe ainda ao CME acompanhar e monitorar o PME durante os dez anos, para que as metas e estratégias sejam cumpridas.

De acordo com a professora Ires Margarida Fath, que já esteve por várias vezes presidindo o CME e reassume para mais um mandato, o CME deve funcionar em parceria com a secretaria de educação do município, visando um objetivo comum, que é uma educação de qualidade para todos.

Fonte: Professora Ires Margarida Fath