19 de outubro de 2011 as 09:13 / Educação

UCA em Lagoa dos Três Cantos será também na Escola Estadual.

Na segunda-feira que passou, dia 17 de outubro, tendo por local as dependências do anexo do Ginásio Multiesportivo de Lagoa dos Três Cantos aconteceu uma reunião com representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul na área de educação e informática, Dr. Gérson Barrey Diretor de Inclusão Digital da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do RS, Ana Cláudia Figueroa, Diretora de Logística da Secretária de Educação do Estado, Adelar Antônio Gatto, Diretor de Patrimônio da 25ª CRE e Vereador de Tapera, Prefeito Ernor Weber, Vice-Prefeito Dionísio Pedro Wagner, Assessor do Gabinete da Administração Municipal, Ex Prefeito Edio Schrader, diretores das escolas municipais e estadual, representantes do CPM dos referido educandários, professores, Secretários Municipais e vereadores. O encontro teve como objetivo a apresentação, pelos integrantes do Governo do Estado, da Política de Banda Larga para o RS, os projetos de Inclusão Digital e a implantação do Projeto UCA na Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier.

Segundo Dr. Gérson Barrey, há poucos dias o estado lançou o Projeto Infovia RS que visa dotar o RS de uma grande estrada de fibra ótica por onde deverão circular as informações com qualidade, segurança e rapidez. "O Projeto ‘Um Computador para Cada Aluno e Professor" na rede estadual tem prioridade nas regiões fronteiriças e naquelas de forte vulnerabilidade social, não é o caso de Lagoa dos Três Cantos, mas como aqui o trabalho em nível de município está muito avançado com a presença inclusive do Ministério das Comunicações, nós não poderíamos ficar de fora e os alunos da escola estadual daqui também terão os computadores, creio eu, até março de 2012". Informou Barrey.

Ana Cláudia Figueroa, Diretora de Logística da SEC/RS disse que o trabalho que está sendo feito em Lagoa dos Três Cantos na área da Tecnologia da Informação – TI – é pioneiro. "O que o município está fazendo aqui é protagonizar a história, pois o avanço na área digital será no mínimo 10 anos em relação aos demais no estado". Revelou. "Nossa rede escolar é formada por 2.600 educandários e cerca de 1 milhão e 200 mil alunos e mais 70 mil professores. Para implantar o projeto UCA em cada escola é muito complexo, não vai acontecer tão rápido, por isso quem sai na frente será referência para o segmento". Finalizou.

Na terça-feira, dia 18, a equipe toda esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina de Linha Glória e na Escola Estadual de Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier levando aos alunos e professores as informações sobre o projeto UCA que vai revolucionar e educação no país a começar por Lagoa dos Três Cantos

O Prefeito Ernor Weber salientou a visão e a sensibilidade do Vice-Prefeito Dionísio Wagner e do Ex-Prefeito Edio Schrader que no final do ano passado realizaram os primeiros contatos na viabilização dos projetos que estão sendo implantados mo município. "Devemos à eles este avanço", reconheceu.