21 de setembro de 2011 as 21:28 / Música

1º Laboratório Municipal de Canto Coral atingiu plenamente os objetivos

"Quem não participou, não pode imaginar o que deixou de aprender". Este era o comentário geral no domingo após a apresentação como atividade culminante de um trabalho que iniciou na sexta-feira à noite, 16 de setembro, e prosseguiu no sábado e no domingo, incluindo o almoço e a janta para os coristas para que houvesse o máximo de aproveitamento do tempo e dos ensinamentos. A apresentação final foi aplaudida em pé pelos presentes. Foram 75 coristas adultos, 12 crianças do município e regentes da região que tiveram teoria e prática de técnica vocal e a aplicação prática de canto nos diferentes grupos que ensaiaram canções especiais. Destaque também para a participação de integrantes do Coral Municipal Infanto Juvenil.

O 1º Laboratório Municipal de Canto Coral foi promovido pela Prefeitura, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, pelo Departamento de Cultura e Turismo e pelo Núcleo Cultural de Lagoa dos Três Cantos e teve como professores: Eduardo Alves, vice-presidente da Federação de Coros do Rio Grande do Sul – FECORS – do regente Manuel Figueiredo de Abreu, do professor de técnica Vocal Francis Padilha e de Suani Sonnntag Kohn.

"A herança deixada – o canto – foi e é um elemento importante para a preservação da cultura, da memória e da história dos antepassados que nos remete ao presente. Os imigrantes alemães encontraram no canto coral um motivo para se reunir e se unir para superar as dificuldades, renovar suas forças e estar ligados à terra natal", disse Alcides Arnhold, diretor de Cultura. Por isso essa preocupação em renovar e melhorar cada vez mais as apresentações dos oito corais existentes no município.

O 1º Laboratório foi coordenado por Dionísio Wagner, Geórgia Walker, José Ilário Horn e foram firmadas várias parcerias para que o evento tivesse sucesso: Cotrijal, Sicredi, Disfonte, Regional Supermercados, Supermercado Santa Clara, Fruteira do Clóvis, Sociedade Recreativa Sempre Unidos, Restaurante Keil & Keil, Borghetti Panificadora Ltda., Restaurante Alegria, Hotel e Restaurante Landhaus Weber.

Um depoimento diz o que realmente foi o encontro: "Em dois dias aprendi muito mais do que em décadas de coralista. Isso podia ser repetido".