12 de maio de 2011 as 07:15 / Agricultura

Produtores discutem incentivos

Na sexta-feira da semana que passou, os produtores de leite de Lagoa dos Três Cantos participaram de uma reunião organizada pela Administração Municipal para deliberação de incentivos. O evento foi na Câmara de Vereadores, com início às 14h e a presença do Prefeito Ernor Ernor Weber, Vice Dionísio Wagner, o Secretário da Agricultura Roque Elói Fath e um considerável número de produtores.

Todos os anos a Administração tem priorizado dentro da Consulta Popular, que destina verbas do governo do estado para alguns setores apontados pelos municípios, valores para o incentivo à agricultura, mais especificamente à bacia leiteira.  Nos últimos anos os recursos têm sido canalizados na implantação ou recuperação de pastagens, e neste ano será novamente contemplado este quesito, com a destinação de adubo aos produtores de leite integrados às indústrias que fazem o recolhimento na região. Conforme o Secretário Roque Fath, são 88 produtores cadastrados. Ele enfatiza que para receber o incentivo a pessoa não pode ter débitos com o erário público. Segundo ele serão distribuídos 950 kg de adubo para cada produtor, sendo que a Cotrisoja será a repassadora e o produto estará disponível a partir de segunda-feira, dia 16 de maio, bastando que o interessado compareça na Secretária Municipal da Agricultura a fim de assinar o contrato e receber a autorização para o carregamento do referido adubo. Deste produto a ser entregue para os agricultores, 50% é a fundo perdido, ele não precisa fazer qualquer tipo de pagamento, o valor dos outros 50% deverão voltar aos cofres do município em até um ano para a formação de um fundo que visa continuar o programa.

O Prefeito Ernor Weber aproveitou o encontro para levar informações de diversas áreas da administração, bem como clarear as dúvidas dos munícipes sobre assuntos pontuais.