13 de outubro de 2008 as 21:18 / Agricultura

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

Meio ambiente é o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e inclui todos os fatores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo e os seres vivos que coabitam o mesmo local.

Esta definição retrata a importância do meio ambiente para o conjunto de ações que a humanidade preconiza, de um lado, a favor, e, de outro, tanto de forma consciente como inconsciente, de modo negativo. E é nesta busca incessante pelo agir corretamente, pelo buscar o progresso sem medir as conseqüências, que o ser humano se torna refém do seu próprio agir.

Buscar a conscientização, buscar o desenvolvimento sustentável, o progresso sem atingir o meio ambiente é um dever e um direito de todos. Somos seres racionais e, para tanto, precisamos medir as conseqüências dos nossos atos e estarmos conscientes da realidade em que vivemos.

E não é à toa que existem leis, medidas compensatórias, controles eficientes, enfim, condições que permitam que homem e meio ambiente convivam em perfeita harmonia. O que falta é estarmos realmente preparados para assumirmos nossa condição de que o meio ambiente é lugar onde vivemos e para tanto, precisamos cuidar dele para que ele também retribua nos dando as condições necessárias para que possamos viver em harmonia e bem-estar.

Desta forma, o Departamento Municipal do Meio Ambiente de Lagoa dos Três Cantos, dentro de suas atividades, e englobando projetos com parcerias no desenvolvimento da gestão ambiental, está buscando a recuperação das matas ciliares. E, buscando esta interação e entendendo o verdadeiro propósito deste trabalho, que os munícipes três-cantenses estão engajados cada vez mais no processo de recuperação ambiental, onde a consciência de que algo precisa ser feito, fala mais alto em prol dos interesses econômicos, sociais e ambientais.

O homem planta, o homem destrói. Falta consciência para que a natureza ganhe fôlego para sobreviver. Se todas as áreas próximas a rios ou outro recurso hídrico, denominadas de Áreas de Preservação Permanente (APP), tivessem devidamente compostas por matas, preservando os diferentes habitats, assim como os recursos hídricos, certamente homem e natureza viveriam harmoniosamente. Mas o tempo mudou, a consciência também. Busquemos interagir com todos para que, num futuro próximo, possamos voltar para a natureza e termos a satisfação de vermos locais recuperados, de modo que homem e natureza convivam de forma equilibrada.

Portanto, se todos nós conjugarmos esforços no sentido de aprimorarmos nossas ações voltadas para o tripé da sustentabilidade (ambiental, social e econômico), conseguiremos melhorar nossa qualidade de vida e conseqüentemente garantirmos um futuro melhor às próximas gerações.

Mas, para isto, devemos pensar globalmente, começando a agir localmente, no nosso ambiente de trabalho, na nossa casa, na nossa cidade, no Estado e, assim, sucessivamente, fazendo um trabalho conjunto que envolva toda a sociedade, onde cada cidadão, por menor que seja sua ação, porém no conjunto delas, poderá trazer grandes benefícios para o nosso planeta.

Não esqueçamos do que disse Donald Kennedy "Estamos no meio de uma grande e incontrolável experiência no único planeta que temos" e, como reflexão, também deixamos a seguinte frase de François-Auguste-René de Chateaubriand: "Florestas precedem civilizações, desertos sucedem-nas".