27 de setembro de 2022 as 17:10 / Educação

Seja um herói, salve vidas, doe órgãos

Os alunos do 5° ano B, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Eida da Silveira, juntamente com a professora titular Pâmela Dalpian Ozelame, estão desenvolvendo o projeto “Seja um Herói!  Salve vidas! Doe órgãos”!  Este projeto surgiu a partir de uma campanha de conscientização do dia nacional da doação de órgãos, dentro do Sistema de Ensino Aprende Brasil, com o apoio do programa a União Faz a Vida.

Durante a operacionalização do projeto foram desenvolvidas inúmeras atividades com a participação da enfermeira municipal Diana Schumann que contribuiu com conhecimentos teóricos e práticos e, contribuiu para o enriquecimento do projeto convidando o três-cantese Joaquim Ahlert de Oliveira, que realizou o transplante de fígado em fevereiro deste ano. Joaquim participou de uma “roda de conversa” com os alunos, expondo suas experiências e a espera por cerca de 15 anos pelo órgão, e como está a sua vida após o transplante. Ele salientou a importância da família saber do interesse do cidadão em ser um doador.

Diante de tantas aprendizagens os alunos acharam pertinente realizar um pedágio de conscientização, na Avenida Otto Radke, pela manhã deste 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, ressaltando a frase: “Para ser doador não precisa documento, somente fale para sua família do seu interesse”.