24 de agosto de 2010 as 15:30 / Agricultura

Busca de alternativas para o produtor rural

No último dia 19 de agosto, os agricultores de Lagoa dos Três Cantos Silvano Pauwels e Edison Elwanger, acompanhados do Secretário Municipal da Agricultura Roque Fath e do Técnico Agropecuário da Emater Erivelton Gian Kreisig, tiveram a oportunidade de conhecer, no município de Casca, a tecnologia da Secagem e armazenagem de grãos na pequena propriedade rural. Na oportunidade foram visitadas algumas propriedades rurais daquele município, onde o Extensionista Justino Albertti da Emater local acompanhou a equipe e expôs a metodologia utilizada e as vantagens da tecnologia, confirmada em depoimento pessoal dos agricultores que já a utilizam. Dentre as vantagens citadas destaca-se a melhor qualidade do grão armazenado, e em conseqüência a melhor remuneração pelo produto, além de maior autonomia do próprio produtor.

Segundo Albertti, cada propriedade rural é um caso diferente, referindo-se ao dimensionamento do próprio silo secador e ao retorno financeiro do investimento feito. "É necessário que ao planejar o silo secador o Técnico da Emater e o produtor façam os cálculos de dimensionamento, custo de secagem por tonelada e prazo de retorno do investimento de acordo com a produção obtida na propriedade", disse Albertti.

A viagem foi fruto da parceria entre Emater e Secretaria Municipal da Agricultura.