09 de janeiro de 2012 as 21:24 / Geral

Prefeito participa de evento que firma Decreto de Emergência Coletivo no estado

O Prefeito de Lagoa dos Três Cantos Ernor Weber, que Preside a Associação dos Municípios do Alto Jacuí – AMAJA, participou na manhã desta segunda-feira, 9 de janeiro, em Boa Vista das Missões da solenidade de assinatura do Decreto de Emergência Coletivo pelo Governador em Exercício, Beto Grill por causa da estiagem no estado. A medida beneficia diretamente 93 municípios e visa agilizar o processo de liberação de verbas emergenciais junto à União Outros municípios deverão ser incluídos no decorrer da semana.

Conforme Ernor, calcula-se em R$ 2 bilhões a perda causada pela estiagem nas lavouras de milho, soja e feijão, e essa cifra não inclui os prejuízos no leite e hortifrutigranjeiros.

Um documento elaborado no último sábado, dia 7, na Câmara de Vereadores em Tapera, durante reunião de lideranças de pelo menos 15 municípios da região da Amaja e mais de 60 participações das regiões das Missões, Noroeste e Centro Oeste, no qual sugere ao governo que agilize o pleito de liberação de recursos, federais para o produtor, como o Seguro Agrícola e tome de imediato as medidas emergenciais que visem minimizar os efeitos da forte estiagem, através da perfuração de poços, abertura de açudes e construção de sistemas de irrigação para pequenos produtores, foi entregue ao Governador pelo Prefeito de Tapera Ireneu Orth.

– a nossa preocupação agora, é em relação à lavoura de soja e à bacia leiteira, pois  se demorar mais para chover os números do prejuízo aumentarão – comentou Ernor.