08 de novembro de 2023 as 10:51 / Turismo

Programa Viajando pela Rota premia alunos que melhor expressaram em desenhos as categorias turismo rural, urbano e cultural

O Município de Lagoa dos Três Cantos aderiu o Programa Viajando Pela Rota com a turma do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Eida da Silveira.

Incentivados pelo tema municipal da Semana da Pátria de Lagoa dos Três Cantos “A Caminho dos 200 anos da Imigração Alemã e Cultura Três-cantense” os alunos do 4º ano manifestaram interesse e curiosidade sobre a história do lugar onde vivem. Através do Programa “Viajando pela Rota” a turma desenvolveu atividades voltadas ao turismo cultural, urbano e rural do Município.

Para tanto foi idealizado trabalho contemplando a história de Lagoa dos Três Cantos, participação da imigração alemã no desenvolvimento do Município, as localidades existentes nestes 31 anos, bem como a história cultural e turística que cada localidade possui.

Os alunos pesquisaram na internet, em livros, coletaram dados através de pesquisas de campo, roda de conversa com pessoas da comunidade, entrevistas com famílias sobre a história da cidade e das localidades que formam Lagoa dos Três Cantos, aquilo que cada localidade produz e de que maneira contribui para o desenvolvimento do Município.

Também foram realizadas visitas nas comunidades do interior dentro do Programa “Viajando Pela Rota”. Os estudantes fizeram registros fotográficos das cenas, pessoas, famílias e lugares tando na zona urbana como rural.

Após o passeio houve uma seleção de fotos e  foram realizados desenhos que caracterizaram as categorias turismo rural, turismo cultural e turismo urbano. Uma equipe de jurados formada por representantes das cooperativas (Cotrijal, Cotrisoja e Sicredi) escolheu os melhores desenhos.

No dia 06 de novembro, foram conhecidos os vencedores em nível regional do 3º Concurso Viajando pela Rota, que envolveram 12 escolas da região do Rota das Terras Encantadas.

Os ganhadores foram:

– Turismo Rural – Isabella Marques Ferri de Fortaleza dos Valos com o desenho “Voçorocas”.

– Turismo Urbano – Cecília Schmidt Eckstein de Lagoa dos Três Cantos com o desenho “Ciclo do Bretzel”.

– Turismo Cultural – Manuela Holdefer  de Santa Barbara do Sul com o desenho “Santa de Todos”.

A Administração Municipal parabeniza a estudante Cecília pelo empenho, dedicação em bem representar Lagoa dos Três Cantos.

Fotos revelam a solenidade na EMEF Professora Eida da Silveira: