15 de agosto de 2023 as 10:22 / Geral

Inicia hoje a campanha visando a eleição do Conselho Tutelar de Lagoa dos Três Cantos para o quadriênio 2024-2028

Os candidatos inscritos no processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Lagoa dos Três Cantos iniciam hoje, a campanha eleitoral. São 10 candidatos habilitados, concorrendo a 5 vagas para o mandato que terá início no dia 10 de janeiro de 2024. A campanha eleitoral encerra-se no dia 28 de setembro.

A Comissão Especial do Processo de Escolha realizou uma reunião no dia 10 de agosto, com todos os candidatos, objetivando orientá-los sobre a campanha. Eles podem utilizar diversos meios, como debates, entrevistas, internet e distribuição de material gráfico, desde que tais atividades não perturbem a ordem pública ou afetem particulares. Caso os candidatos não sigam as regras de campanha, estarão sujeitos a penalidades, conforme previsto na legislação e no edital do processo.

O processo de escolha acontecerá no dia 1º de outubro, das 7h às 17h. Todos os cidadãos maiores de 16 anos, inscritos como eleitores no município de Lagoa dos Três Cantos até o dia 01/07/2023 e em dia com suas obrigações eleitorais, poderão votar para conselheiro tutelar. No momento da votação, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto e poderá escolher apenas um candidato, sendo que esse voto é direto, secreto e intransferível. O local de votação escolhido para a eleição no pleito de Conselheiros Tutelares /2023, no Município de Lagoa dos Três Cantos/RS é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Eida da Silveira, localizada na Rua Ervino Petry, 73, Centro. Todas as seções serão concentradas no mesmo local. A apuração dos votos será realizada logo após o encerramento das votações no mesmo local e o resultado da eleição será publicado, no dia 02 de outubro de 2023, em edital afixado nos meios oficiais de publicação do Município, inclusive em sua página eletrônica, bem como afixado em mural da prefeitura, contendo os nomes dos eleitos e o respectivo número de votos recebidos.

O voto no processo de escolha de Conselho Tutelar é facultativo, ou seja, não é obrigatório. No entanto, é um ato significativo considerando que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, todo cidadão é responsável pela mobilização popular em torno da causa da infância e da juventude. É importante que os eleitores conheçam os candidatos e compreendam o papel do conselheiro tutelar para que possam fazer a melhor escolha.

Os conselheiros tutelares atuam na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, intervindo sempre que houver alguma ameaça ou violação, seja pela sociedade, Estado, pais, responsáveis ou em razão de sua própria conduta. Além disso, os conselheiros também realizam ações preventivas, fiscalizando entidades e mobilizando a comunidade para a promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Confira os candidatos e seus números para votação, conforme registro: Adriane Bartz nº 53, Andreia nº 17, Ane Schumann nº 67, Bea nº 32, Cirlene nº 38, Iva Schu nº 84, Teixera nº 20, Nerli nº 76, Simone nº 72 e Vera Scheffel nº 25.