11 de fevereiro de 2023 as 09:58 / Agricultura

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural indica necessidade do Decreto de Emergência em Lagoa dos Três Cantos

Em reunião realizada na manhã de sexta-feira (10) por solicitação do prefeito Sergio Lasch que sugeriu a antecipação do encontro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, inicialmente marcado para o dia 15 de fevereiro, houve a indicação unânime para o Decreto de Situação de Emergência no Município.

Conforme os integrantes do Conselho, conhecido também como Conselho agropecuário, na reunião foi reavaliada a situação dos mais diversos segmentos agrícolas de Lagoa dos Três Cantos, onde está constatado perdas na cultura de milho em 60%, a lavoura de soja já tem prejuízos na casa de 50% e as plantas ainda estão no ciclo vegetativo, carregando as vagens. Conforme estudo apresentado pelos integrantes do Conselho Agropecuário, a bacia leiteira tem perdas de 20% até o momento.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural é Formado por representante da Emater, Secretaria Municipal de Agricultura, representante do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Sindicato dos trabalhadores Rurais de Tapera e Cotrisoja, Cotrijal. O prefeito Sergio Lasch participou do encontro.

A expectativa é da publicação do Decreto de Emergência em Lagoa dos Três Cantos em razão da forte estiagem na próxima segunda-feira (13).