A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
13 de outubro de 2021 as 18:38 / Saúde

Doença Diarreica Aguda

A Doença Diarreica Aguda (DDA) é causada por diferentes microrganismos (bactérias, vírus ou parasitas) e o principal sintoma é o aumento no número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência e pode estar acompanhada de náusea, vômito, febre e dor abdominal.

A transmissão ocorre através do consumo de água ou alimentos contaminados e, em alguns casos, por meio de contato com pessoas doentes, a partir de secreções corporais ou superfícies contaminadas.

No RS, uma série de municípios estão enfrentando o surto de DDA desde o final de agosto passado.

As recomendações são para a higienização das mãos de forma adequada, consumo de água potável, limpeza dos reservatórios de água pelo menos uma vez por ano, entre outras.

Em Lagoa dos Três Cantos a Vigilância Sanitária está realizando mensalmente 6 análises de água junto aos poços artesianos para avaliar a potabilidade da água consumida no município. Este trabalho faz parte do programa Vigiágua, do governo federal e ocorre nos poços comunitários.

Segundo a Vigilância do município, quem possui poço em sua propriedade e se cadastrar na Secretaria de Saúde, será incluso no cronograma de coletas.


Notícias Semelhantes
Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00