A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
11 de agosto de 2011 as 20:19 / Saúde

Convênio com Santa Casa beneficia pacientes de 27 municípios da região.

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre assinou nessa terça-feira, 9 de agosto, um convênio de prestação de serviços de Telemedicina com o  Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí (COMAJA).

O convênio permitirá que os especialistas da Santa Casa recebam exames de ultra-sonografia e eletrocardiograma dos municípios da região do Comaja, realizando diagnósticos à distância com rapidez, reduzindo o deslocamento destes pacientes para a Capital e o custo do exame para a cidade, entre outros benefícios.

Segundo Vilson Roberto Bastos dos Santos, prefeito de Cruz Alta e presidente da COMAJA, a assinatura do convênio com a Santa Casa "representa um importante passo de ampliação e qualificação da saúde pública para os habitantes dos municípios da nossa região, além da redução dos custos com essa assistência." O Diretor Geral e Administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Dr. Carlos Alberto Fuhrmeister, destacou que a telemedicina, com sua tecnologia avançada e seus imensos benefícios, veio para ficar. "Neste processo, possível graças ao avançado tecnológico, todos ganham: população, instituições de saúde e governos. Ele veio para ficar", afirmou Fuhrmeister.

A assinatura aconteceu durante o I Seminário Estadual de Consórcios Públicos do RS, realizado em Porto Alegre numa promoção da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos com apoio da Famurs, dos Ministérios da Saúde, Meio Ambiente e Cidades, Secretaria Estadual da Saúde, Funasa, Corsan, Ministério Público e Tribunal de Contas do RS, e com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Segundo o presidente da AMAJA e Prefeito de Lagoa dos Três Cantos Ernor Weber,o que está se realizando em Lagoa dos Três Cantos desde 2004, como projeto pioneiro na América Latina e piloto em termos de pesquisa da Santa Casa financiado pela comunidade Européia – Instituto Fraunhofer da Alemanha e apoiados pelo CETA/RS, COTRISOJA e outros parceiros institucionais, agora se amplia. "Inicialmente haverá prestação de serviços nas áreas da Cardiologia e Radiologia, com uso de tecnologias avançadas contemplando os municípios remotos, cuja  grande maioria não dispõem de profissionais residentes". Observou.

Para o Diretor da SECOM, Dr Gerson Barrey, a referência deste convênio vem ao encontro da proposta do Governo do Estado em fomentar a Rede de Pesquisa, Rede Universitária de Telemedicina com ações interinstitucionais e parcerias locais e regionais, pela importância da Banda Larga para o desenvolvimento de projetos de interesse público.

Grande número de Prefeitos, Secretários, Médicos e autoridades Estaduais prestigiaram o evento, sendo recepcionados pela Direção da Santa Casa,


Notícias Semelhantes
Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00