01 de outubro de 2021 as 08:33 / Agricultura

Campanha de descarte de exames radiológicos

Exames radiológicos não podem ser guardados por muito tempo e tão pouco descartados em lixos comuns, pois possuem materiais tóxicos como como metanol, cromo e amônia, o que pode contaminar a água e o solo.

Estes exames são impressos em um plástico chamado acetato, material coberto por grãos de prata. O plástico demora muito para se decompor e a prata, por sua vez, é proibida de ser descartada no meio ambiente, pois ao ser ingerida pelo ser humano, pode se acumular no organismo e causar problemas renais, motores e neurológicos.

Chapas de raio-x sem utilidade, quando descartadas em locais corretos, previnem a contaminação do meio ambiente, além de terem uma nova utilidade após a reciclagem. Diante desses fatos, a Prefeitura Municipal de Lagoa dos Três Cantos em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente lança a campanha Descarte de exames radiológicos” com o objetivo de conscientizar e incentivar a população três-cantense sobre o descarte correto dos exames radiológicos.

A campanha ocorrerá durante o mês de outubro e o ponto de coleta será junto à Secretaria da Agricultura que encaminhará o material para o hospital Alto Jacuí de Não-Me-Torque, responsável em dar o destino final de forma correta.