25 de fevereiro de 2021 as 20:46 / Saúde

CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

NOTA Nº 32 DO COE/RS ALERTA SOBRE A ACELERAÇÃO DE

DISSEMINAÇÃO DO SARS-CoV-2

O aumento exponencial de pacientes hospitalizados pela COVID-19 – alcançam marcas diárias que superam as projeções matemáticas.

Esses dados confirmam a alta concentração de circulação viral. O vírus SARS-CoV-2 é a CAUSA BÁSICA da calamidade em que vivemos. A Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) atingiu

grandezas de sindemia – ou seja – quando vários agravantes atuam em conjunto deixando a situação ainda mais alarmante.

Os últimos 12 meses de Enfrentamento ao COVID-19 são responsáveis por danos irreparáveis – que iniciam em diminuição da qualidade de vida, perda de empregos, adoecimentos por outras causas, sofrimento de profissionais de saúde pela exposição massiva a contextos de despedidas entre pacientes e familiares, exaustão física e emocional intensa de diferentes setores da sociedade e o LUTO de milhares de famílias gaúchas que perderam uma ou mais pessoas importantes.

Considerando diferentes aspectos – econômicos, sociais, biomédicos – as respostas MAIS CUSTO EFETIVAS são aquelas que AGEM DE FORMA DIRETA SOBRE A CIRCULAÇÃO DO VÍRUS – ou seja, É IMPRESCINDÍVEL DIMINUIR DE FORMA ABRUPTA A CIRCULAÇÃO E O CONTATO ENTRE PESSOAS.

A ação rigorosa em tempo hábil PODE diminuir a concentração viral e permitir o retorno da movimentação de pessoas associado aos cuidados individuais já conhecidos. Entretanto, cada dia em que se protela ações efetivas que reduzam a circulação de pessoas, aumenta a necessidade de prolongamento de medidas restritivas que tornam-se ainda mais prejudiciais para as questões socioeconômicas.

A inexistências de medicamentos efetivos para tratamento precoce desanimam, mas a existência de vacinas eficazes nos fazem vislumbrar um prazo mensurável para controle da crise, DESDE que novas variantes – aceleradas e otimizadas pela CIRCULAÇÃO DE VÍRUS E DE PESSOAS

– podem atrasar  de forma significativa todos os avanços alcançados e esforços investidos.

Situações de luto, óbitos em domicílio sem atendimento, lotação em unidades de saúde e serviços médicos privados, absenteísmo devido ao

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE

CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

cuidado de familiares ou sirenes de ambulância frequentes são FATOS QUE PREJUDICAM O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, além de

produzir fragilidades emocionais imensuráveis numa população.

Face o exposto, RECOMENDAMOS E ALERTAMOS A POPULAÇÃO GAÚCHA sobre a necessidade URGENTE DE DIMINUIR A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS, consequentemente a CIRCULAÇÃO VIRAL em tempo oportuno.

ASSINAM ESSA NOTA:

OFÍCIO 045 GAB/CEVS/SES

Porto Alegre, 25 de fevereiro de 2021.

Ministério Público Federal – Ministério Público do Rio Grande do Sul – Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Geral do Estado

Conselho Estadual de Saúde

Federação das Santas Casas – Hospital de Clinicas de Porto Alegre – Grupo Hospitalar Conceição

COSEMS/RS – Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul SIMERS – Sindicato Médico do Rio Grande do Sul