15 de maio de 2018 as 13:37 / Agricultura

Curso de Manejo do Solo e sua Fertilidade – Plantio Direto foi realizado em Lagoa dos Três Cantos

A Secretaria de Agricultura do Município de Lagoa dos Três Cantos, em parceria com o SENAR/RS, realizou nos dias 02 e dia 14 de maio o Curso de Manejo do Solo e sua Fertilidade – Plantio Direto. Os encontros foram ministrados pelo Instrutor Danilo Luiz Benedetti e aconteceram na Câmara de Vereadores no turno da manhã.

Durante o curso foram trabalhados os seguintes temas:

-Enfoque econômico e conservacionista;

-Sistemas de cultivo e coleta de amostras de solo: diferenciação e vantagens dos diferentes sistemas de cultivo, plano de amostragem de solo;

-Calagem e adubação: critérios e épocas para aplicação, influência do “PD” na adubação, necessidades das culturas, estratégias de adubação;

-Rotação de culturas: plantas de cobertura de solo, efeito alelopático, produção de palha, reciclagem de nutrientes;

-Aplicação de agrotóxicos: uso de herbicida, inseticida e fungicida, aplicação de herbicidas na rotação de culturas (manejo integrado de plantas daninhas), classes toxicológicas, uso de EPI, aspectos importantes na aplicação de agrotóxicos, tríplice lavagem e descarte de embalagem.