A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
22 de novembro de 2017 as 13:55 / Agricultura

Produção sustentável é possível! Otimize o uso de sua propriedade

O clima subtropical gaúcho favorece o desenvolvimento de pastagens durante o ano todo, porém muitos bovinocultores acabam investindo grande parte do que poderia ser seu lucro na compra de rações e proteínas por manterem um sistema baseado na alimentação junto ao cocho.

Indo na direção contrária, o PISA (Programa de Produção Integrada em Sistemas Agropecuários) através de sua metodologia vem ensinando um grupo de 35 produtores dos municípios de Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos a maximizar a sua produção através manejo adequado do solo e otimização de recursos naturais.

Desenvolvida através do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, a parceria entre FARSUL, SENAR/RS E SEBRAE/RS é um projeto com quatro anos de duração prestando consultorias técnicas, além de outras ações baseadas nos pilares de sustentabilidade. O método de trabalho é feito de forma customizada em cada propriedade, de acordo com as características, necessidades e objetivos do produtor, que aprende a trabalhar as pastagens da mesma forma que trabalha as lavouras, sabendo quais são as épocas certas para plantio, de adubação e qual a altura de entrada e saída do pasto, o que reduz o custo da alimentação bovina e do trabalho diário.

Marcos Nunes Costa, consultor técnico da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios que presta consultoria junto as Unidades de Treinamento fala aponta que umas das tecnologias empregadas pelo projeto é o pastejo rotatínuo. Através dessa técnica de pastejo, não é feita a raspagem total dos piquetes, ou seja, os animais consomem 50% da altura da pastagem afim de melhorar a qualidade da alimentação devido a maior proporção de folhagem ingerida pelo animal e não do talo da planta. Dessa forma, o produtor pode trabalhar a dieta total do animal com menores teores de proteína provenientes de rações e demais alimentos, acarretando assim em menor custo de produção.

As atividades do PISA continuarão sendo desenvolvidas até o final de 2018 quando encerra-se este ciclo com 35 produtores participantes de Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff. Os interessados em participar do programa devem procurar o Sindicato Rural ou um escritório do SEBRAE. Para participar do programa é necessário que os produtores estejam organizados em forma de associação ou através dos representantes. Além disso, o Programa Juntos para Competir tem projetos desenvolvidos em todas as cadeias produtivas do Estado, desde a Integração Lavoura-Pecuária a Fruticultura.

Foto – Marcos Nunes Costa

Jaques Petry

Jornalista

MTE 0018162/RS

(54) 9161-0860


Notícias Semelhantes
Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00