15 de dezembro de 2014 as 00:00 / Cultura

Presépio Comestível em Lagoa dos Três Cantos

Na noite do dia 14 de dezembro, domingo, foi realizado um Culto Ecumênico de Natal e Degustação do Presépio Comestível, no Anexo da Sociedade Recreativa Sempre Unidos. O Culto Ecumênico foi realizado pelas seguintes autoridades religiosas: Artêmio Fosquiera e Eduardo Pegoraro, Padres da Igreja Católica, Pastora Marisa Neuberguer Pastora da igreja Evangélica (IECLB) e Senhor Leonide Tossin representante da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A atividade contou com a presença do Prefeito Municipal Sergio Lasch, Primeira Dama Loreni Lasch, Vice-Prefeita Juliane Kempf, Vereadores, Secretários Municipais e comunidade em geral. Na oportunidade também aconteceu a visita do Papai Noel que deu boas vindas a comunidade três-cantense e recebeu das mãos do Prefeito Municipal a Chave da Cidade.
Presépio Comestível em Lagoa dos Três Cantos

Em seguida foi realizada a degustação do Presépio Comestível. Montar um presépio comestível, de bolachas é reviver uma tradição germânica que iniciou-se na idade média, e foi se perdendo ao longo dos anos entre diversas comunidade alemãs do estado. No município, o Presépio Comestível já é realizado há seis anos e se torna tradição e parte integrante da Cultura três-cantense.
As bolachas são todas feitas baseadas em receitas caseiras, e demoram aproximadamente dois dias para ter seu trabalho de confecção completamente finalizado, as forminhas utilizadas de moldes para os anjinhos, animais, pinheirinhos entre outras em sua grande maioria são de gerações mais antigas e algumas até centenárias, fazendo essa prática ser uma grande ponte de ligação entre passado e presente, mantendo vivo o espírito natalino das pequenas vilas germânicas.
De acordo com Iara Müller, Coordenadora de Cultura e Turismo, o Presépio Comestível é um exemplo claro de cultura, pois valores e ensinamentos passados de geração em geração são sinônimos de cultura.
O evento teve grande participação da comunidade, sendo que aproximadamente 200 pessoas se fizeram presentes. A administração Municipal agradece a presença de todos.