15 de maio de 2013 as 00:00 / Cultura

PROGRAMAÇÃO ALUSIVA A SEMANA DE MUSEUS

No período dos dias 13 a 19 de maio de 2013 acontece a 11ª Semana de Museus e em todo o país são realizadas atividades alusivas a essa semana.
A Semana de Museus é um dos eventos de grande porte organizado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), como instrumento de execução de políticas públicas culturais do Governo Federal voltadas ao setor museal, que acontece anualmente em todo país e tem por objetivo promover a integração dos museus brasileiros a partir do desenvolvimento de atividades.
O tema deste ano é: Museu (memória + criatividade) = mudança social.
O Museu não é formado por objetos antigos que foram depositados ali. Ele pode ser o ponto de partida e inspiração para educadores, empresários, estudantes e novos amigos em busca de conhecimento.
Em Lagoa dos Três Cantos, uma das atividades da 11ª Semana dos Museus foi levar alguns objetos do Museu para algumas empresas do município, com cartazes de divulgação, para que as pessoas olhem para as peças e estimulem a memória e a curiosidade de ir visitar o Museu Municipal.
Também se usou uma das peças do Museu para dramatizar a contação de história na Biblioteca Pública Municipal para algumas turmas das escolas do município. Dessa forma se mostra na prática a ligação da peça na história e ainda se promove a cultura.
Nesta semana ainda, a Biblioteca e Museu Municipal, além do horário normal, estarão abertos no sábado à tarde para atender uma maior quantidade de público.