15 de julho de 2013 as 00:00 / Agricultura

PRODUTORES AVALIAM A PRODUÇÃO DE SILAGEM DO MUNICÍPIO

Na terça-feira, dia 9 de julho, cerca de 40 produtores três-cantenses que se beneficiam da silagem em suas propriedades estiveram reunidos na Câmara de Vereadores para fazer uma avaliação da produção juntamente com membros da Sec. De Agricultura com a presença da Vice-Prefeita Juliane Kempf.
Primeiramente foi feita a avaliação das atividades desenvolvidas, onde alguns produtores se manifestaram na questão da organização na qual o Secretario Leandro explicou que o deslocamento da máquina pouco seguiu as inscrições sendo feito mais por proximidade para evitar um deslocamento excessivo e que geraria mais gastos.
Durante os trabalhos foi colocado sobre a realização de um levantamento aproximado de hectares a serem trabalhados na atividade de silagem para próxima safra para que haja já uma organização e um cronograma da Secretaria.
Sobre a maquina da prefeitura utilizada na produção, foi colocado a questão da sua estrutura estar no geral comprometida e o que será feito, em primeiro momento analisar a viabilidade da mesma, se vale a pena ou não investir no conserto ou se a administração deve investir na aquisição de uma nova maquina. Segundo o Secretario uma das alternativas seria a terceirização da atividade. Parte dos produtores sugeriru a viabilidade de outra forma de auxilio, como por exemplo, o auxilio ser calculado por produção onde surgiu a idéia de se organizar uma comissão para levantamentos e estudos.
Na reunião foi ainda apresentado para os produtores a intenção de trazer ao município a implantação da alfafa. O projeto foi explicado pelo Técnico Agropecuário da Ascar/Emater Erivelton Gian Kreisig para os produtores terem uma noção e a viabilidade no município. Os interessados podem se inscrever na Sec. De Agricultura com o diretor de Agricultura Jorge Steffens. Após a inscrição será viabilizada a analise do solo para futura implantação da cultura.