08 de abril de 2013 as 00:00 / Educação

XXIV FÓRUM ESTADUAL DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO

Nos dias 03 e 04 de abril a Secretária de Educação de Lagoa dos Três Cantos Estela Maris Schumann participou do XXIV Fórum das Secretarias Municipais de Educação do RS, importante encontro em prol do ensino público que foi promovido pela UNDIME/RS E FAMURS, realizado em Porto Alegre e organizado pela Futuro Eventos.

O evento abordou de maneira abrangente e diferenciada o tema: “A Qualidade da Educação Municipal: Implicações e Perspectiva para a Nova Gestão dos Municípios Gaúchos.”

A abertura oficial do evento contou com a presença de diversas autoridades como a presidente da Undime Nacional, Cleusa Repulho, a presidente da Undime RS, Marcia Carvalho, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Ary Vanazzi, o presidente do Conselho Estadual de Educação (Ceed), Augusto Deon, o coordenador da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Uncme RS), Diego Tormes, a representante do Ministério Público Estadual (MPE), Maria Regina Azambuja além da secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento.

A secretária-adjunta afirmou que todos os esforços em qualificar a educação só têm sentido e resultado se significarem, na prática, a avaliação da aprendizagem dos alunos. “Isto implica, também, em superar a concepção de que escola boa é aquela que reprova. Pelo contrário, escola boa é aquela que ensina a todos. Tudo o que fazemos deve se expressar na aprendizagem dos nossos alunos”, disse Eulalia. Ela também ressaltou a necessidade de se aperfeiçoar e dar novo sentido ao regime de colaboração entre União, estados e municípios.

Outro destaque é  a fala do secretário de Estado da Educação, prof Dr. Jose Clovis de Azevedo que palestrou na tarde de quinta-feira (4) apresentando dados referentes à Educação no Estado e sobre as ações conjuntas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com os municípios através do Regime de Colaboração. Entre os pontos abordados o transporte escolar, alimentação, educação infantil, calendário escolar e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Estadual no Município (PRADEM).