01 de abril de 2013 as 00:00 / Segurança Pública

PROJETO DE VIDEOMONITORAMENTO EM LAGOA DOS TRÊS CANTOS

Na tarde do dia 28 de março, quinta-feira o Prefeito Sérgio Antonio Lasch esteve em Ibirubá participando de uma reunião na Câmara de Vereadores que contou com a presença do Secretário Estadual da Segurança Pública Airton Michels e representantes dos poderes Executivo e Legislativo dos municípios da região para a assinatura de um protocolo de intenções entre o governo do Estado e o Comaja para implantação de um sistema de videomonitoramento.
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja) vem desenvolvendo um projeto para implantação de um sistema de videomonitoramento que irá abranger 29 municípios da região sendo um deles Lagoa dos Três Cantos. A primeira etapa do projeto prevê a colocação de duas câmeras em cada município integrante da associação.
O Comaja aguarda liberação de recursos para iniciar o processo de licitação da empresa que irá fazer a instalação do equipamento. “Todos os 29 municípios estão acertados para participar. Ainda existe uma série de trâmites para serem feitos, então acreditamos que deve levar uns dois meses até o Estado efetuar o pagamento do recurso. Aí o Comaja poderá fazer a licitação” explicou o Secretário-Executivo, João Ernesto Schemmer.

Investimento

O projeto deverá receber cerca de R$ 4,6 milhões do governo estadual cabendo aos municípios a contrapartida de R$ 1,5 milhões. “Tem também um recurso de R$ 1,8 milhões, do Projeto das Cidades Digitais, do Governo Federal, que será usado para a fibra óptica. Essa primeira etapa vai acontecer nos 29 municípios. A verba também colocará núcleo de monitoramento em todas as Brigadas Militares e duas câmeras por município. Essa primeira contrapartida está sendo dividida pelos municípios”, detalhou Schemmer.
A meta do Comaja é concluir o projeto até o ano de 2014 tendo realizado a instalação de 276 câmeras de monitoramento que terão seus s núcleos de monitoramento em todas as Brigadas Militares. No total o custo do projeto de videomonitoramento é de R$ 14 milhões sendo que cada município terá a contrapartida 25% do investimento proporcional do município.