02 de setembro de 2012 as 00:00 / Segurança Pública

Governo do Estado adota Projeto de Vídeomonitoramentoda região do Alto Jacuí

Em audiência com o Governador Tarso Genro, na ultima terça-feira (28), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde por ocasião da Expointer, a direção do COMAJA (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí), apresentou-lhe o seu Projeto de Vídeomonitoramento. O governador, que ouviu atentamente as explanações do presidente do COMAJA e prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto Bastos dos Santos, e do secretário-executivo do Consórcio, João Ernesto Schemmer, disse que o Estado adotará a ideia do Alto Jacuí, por ver nela algo inovadora e que pode prestar grande auxilio no combate à violência. “É uma grande ideia que precisa ser utilizada e ampliada”, reconheceu Tarso. No encontro, estavam ainda os secretários Airton Michels (Segurança) e Afonso Motta (Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas).

O secretário de Estado da Segurança, Airton Michels, disse que, após a “adoção” do projeto pelo Estado, a ideia passa a ser melhorá-lo e ir em busca de recursos para implementá-lo o mais rápido possível, pois trata-se de grande ferramenta para colaborar com a segurança pública.

O presidente do COMAJA, Vilson Roberto Bastos dos Santos, disse que o projeto é um instrumento para resolver problemas que são iguais a todos os municípios, independente do seu tamanho, no caso da segurança pública, e que precisa sair do papel o mais breve possível.

O projeto do COMAJA, que atenderá a 28 municípios, num total de 350 mil habitantes, é alicerçado em cima de um fundo de manutenção dos equipamentos, 580 quilômetros de área a ser abrangida, 156 quilômetros de fibra óptica e 244 câmeras instaladas estrategicamente nestes 28 municípios, o que consumirá em torno de R$ 13,5 milhões. “O Alto Jacuí é um corredor rodoviário muito importante para o Estado e precisa de segurança. A manifestação do governador e a adoção por parte do Estado de nosso projeto, nos deixa muito felizes e envaidecidos”, disse o secretário João Schemmer.