21 de março de 2013 as 00:00 / Educação

PROJETO CARAVANA RGE EM LAGOA DOS TRÊS CANTOS

O Projeto Caravana RGE – Educando para eficiência faz parte do Programa de Eficiência Energética do Rio Grande Energia – PEE RGE, que existe há mais de dez anos. O projeto da RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos dentro de diversos projetos com um grande investimento em longo prazo resultando uma grande economia energia.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Lagoa dos Três Cantos e da Secretaria de Educação a Caravana RGE esteve no município de Lagoa dos Três Cantos no dia 21 de março de 2013, quinta-feira, no ginásio de esportes, realizando atividades no turno da manha e da tarde. Na entrada do ginásio os alunos passaram pelo túnel do conhecimento no qual os profissionais do projeto demonstram de forma prática e exemplificada de que forma a energia é gerada, transmitida e utilizada, bem como as formas menos poluentes de geração de energia e como evitar o desperdício.
Após a visitação ao túnel do conhecimento os alunos foram convidados a assistir a peça teatral “Viagem ao mundo da eletricidade” que é interpretada por seis artistas e aborda temas como consumo consciente e segurança de uma forma lúdica e interativa com a platéia.
Os alunos e professores do município também participarão do Concurso Educativo da Caravana RGE que tem como objetivo valorizar e estimular diretores, professores e alunos a desenvolverem projetos e trabalhos sobre a temática da eficiência energética e o uso consciente dos recursos naturais em suas escolas. Os alunos poderão participar em duas categorias, do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano, todos receberão certificados de participação e os três melhores projetos viajarão a Caxias do Sul para o evento de entrega de prêmios.