07 de março de 2013 as 00:00 / Educação

ENCONTRO DE DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Nos dias 05 e 06 de março a Secretária Municipal de Educação Estela Maris Schumann participou do 1º Encontro dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul no ano de 2013. O evento foi realizado na sede da FAMURS em Porto Alegre e contou com uma programação de palestras abordando diversos temas relacionados à educação.
No primeiro dia do evento pela parte da manha os dirigentes acompanharam as palestras ministradas pela Sra. Márcia de Carvalho, Presidente da UNDIME-RS que abordou na parte da manhã os temas “O Papel Estratégico do Dirigente Municipal de Educação” e “A Gestão Político-Institucional, O Planejamento e a Gestão da Informação”. Após a fala da palestrante os participantes puderam intervir e trocar ideias sobre os temas tratados. Na parte da tarde a Presidente da UNDIME trabalhou três temáticas diferentes, sendo elas “A Gestão Pedagógica: Foco na Aprendizagem” que ao seu final teve novamente a interação dos visitantes. Ainda na tarde do primeiro dia do evento Márcia abordou o tema “A Gestão Administrativa e Organizacional” e “A Gestão Democrática” que ao final teve um espaço para os participantes interagirem entre si.
Na manhã do dia segundo dia do evento os trabalhos começaram com a palestra de Darci Bueno e Cinara Ritter com ênfase no tema “A Gestão Orçamentária e Financeira” e em seguida “Educação Infantil: Termo de Cooperação”, tema que chamou mais a atenção da Secretária Estela e teve a abordagem feita por representantes da FAMURS, Tribunal de Contas e Ministério Público e ao final uma interação dos participantes. Durante a tarde novamente a Presidente da UNDIME, Márcia Carvalho abordou duas temáticas com os participantes, a primeira “A Gestão Democrática da Educação” e em seguida a temática “Avaliações Institucionais” que finalizou a programação do evento. Ao final das palestras os participantes tiveram a ultima oportunidade de interagir entre si e trocar experiências relacionadas aos temas abordados durante o encontro.
Para a Secretária Estela Maris Schumann a participação no evento promovido pela FAMURS foi de muito aprendizado e novidades que sem dúvida irão auxiliar muito no planejamento da Secretaria de Educação visando a melhoria da qualidade do ensino no município de Lagoa dos Três Cantos.