13 de fevereiro de 2013 as 00:00 / Administração Municipal

SEMINÁRIO DOS NOVOS GESTORES

O Prefeito Sérgio Lasch participou nos dias 6,7 e 8 de fevereiro do Seminário dos Novos Gestores 2013 – 2016  promovido pela FAMURS em Porto Alegre. O evento tinha como objetivo transmitir aos novos administradores conteúdo de natureza técnico-administrativa e político-institucional como subsidio aos planos de gestão e também apresentar aos novos gestores a função do Município no contexto do sistema federativo, incluindo os direitos e obrigações.

Segundo o Prefeito Sérgio, os assuntos abordados durante o evento foram de grande relevância principalmente no que diz respeito aos Programas e Políticas do Governo do Estado relacionado com a saúde pública. A boa notícia foi dada na quinta-feira pelo Secretário de Estado da Saúde Ciro Simoni que afirmou o aumento da verba direcionada a saúde, aumentando o orçamento dos atuais 6% para 12% o que é de suma importância para os municípios, segundo Sergio.

O que também chamou a atenção do Prefeito Sérgio Lasch foi à fala do Prefeito de Porto Alegre José Fortunati que falou sobre os desafios das cidades do século XXI. Em sua fala, Fortunati comentou sobre a melhor distribuição de recursos, o planejamento sustentável, a participação popular e políticas de desenvolvimento social dando ênfase  também a questão da saúde pública na qual os municípios devem ter um comprometimento maior para o bem da população.

Nos mesmos dias a Vice-Prefeita Juliane Kempf e a primeira dama Loreni Lenita Lasch participaram do Seminário “A mulher no Cenário Sociopolítico” onde receberam orientações de políticas públicas para mulheres, situações de violência e sobre o atual cenário do câncer de mama no Brasil e no Rio Grande do Sul bem como quais são os direitos e acessos aos exames de mamografia bem como o tratamento ágil e adequado aos pacientes de câncer de mama. O papel das primeiras damas em seus municípios entre outros assuntos também foram abordados. Segundo Loreni, a temática abordada visa fortalecer e implementar políticas e ações políticas e ações voltadas a igualdade de oportunidade entre homens e mulheres bem como dar ênfase aos programas sociais que envolvem a saúde e o bem estar da mulher.