01 de agosto de 2012 as 00:00 / Meio Ambiente

Mais de duas toneladas de lixo eletroeletrônico

Na semana passada, dias 24, 25 e 26, ocorreu em Lagoa dos Três Cantos o recolhimento programado  do lixo eletroeletrônico nas comunidades interioranas e na cidade, onde os munícipes puderam livrar-se de muitos objetos que não mais tinham utilidade em suas casas.

Conforme o responsável pelo Departamento de Meio Ambiente três-cantense Aírton Schefell, lixo eletroeletrônico são poluentes que não podem ser descartados naturalmente como fazemos com o lixo doméstico. Entre os itens estão: CPUs, mouses, teclados, caixas de som, nobreaks, estabilizadores, fontes, memórias, placas, HDs, impressoras, telefones, calculadoras, geladeiras, freezers, fogões, máquinas de lavar roupas, batedeiras, liquidificadores, TVs, monitores, pilhas, baterias de celular, fitas VHF, entre outros. A promoção contou com a parceria da Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Associação dos Funcionários Municipais Três-cantenses – AFMT – Associação Comercial e Industrial – ASTIC – Cotrisoja, Cotrijal e Sicredi.

Foram recolhidos ao todo mais de duas toneladas destes produtos, cujo destino é uma empresa especializada neste tipo de material.

Airtom parabeniza a comunidade por atender o chamamento e levar o lixo eletroeletrônico para o descarte seguro, sem poluição ao meio ambiente. “Muitos se surpreenderam com a quantidade de TVs, Fogões, Geladeiras, freezers e Máquinas de lavar que foram entregues, além de celulares e assessórios, mas nós tínhamos uma idéia que seria bastante”, revelou. Airton ainda aconselhou as pessoas que ao comprarem produtos eletroeletrônicos, deixem o equipamento a ser descartado na loja, pois eles são obrigados por lei a dar o destino ecológico a este tipo de lixo.