26 de dezembro de 2011 as 17:06 / Agricultura

Estiagem Preocupa Administração

A Administração três-cantense, como de resto, toda a região, está muito preocupada com os prejuízos que a estiagem prolongada já trouxe, e poderá trazer ainda para as lavouras. Dados da Secretaria Municipal da Agricultura relatam que 80% da safra de milho está comprometida e se não chover nos próximos dias o percentual vai aumentar. Segundo o Secretário Roque Elói Fath, neste mês de dezembro as chuvas não atingiram os 50 mm de média em Lagoa dos Três Cantos. "Está muito abaixo das médias anteriores", disse.

O Prefeito Ernor Weber se mostrou muito preocupado. Ele participou de uma reunião com a Emater, Secretaria Municipal da Agricultura e Cooperativas no começo da semana passada, onde ficou acertado que os municípios devem aguardar a volta das precipitações para avaliarem os prejuízos e tomarem as medidas necessárias, como por exemplo, o decreto de Situação de Emergência. "Ressalto aqui a importância da diversificação das propriedades rurais e os incentivos que a prefeitura dá para isso", afirmou.

Na tarde desta segunda-feira, dia 26 de dezembro, uma reunião na Câmara de Vereadores entre o Executivo Municipal (Secretário da Agricultura Roque Elói Fath e o Vice-Prefeito Dionísio Pedro Wagner) com produtores de leite definiu um aumento no incentivo aos produtores que fizerem silagem. A lei previa um subsidio de 40% da hora de serviço da máquina ensiladeira. Pelo acerto na reunião o valor foi majorado para 50%.

Conforme o Vice-Prefeito Dionísio Wagner, uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores deverá homologar o projeto em caráter de urgência. "Na adversidade é precisamos mostrar nossa força de cooperação", salientou