2012 será o ano da efetivação da Capital Nacional do Teletrabalho
2012 será o ano da efetivação da Capital Nacional do Teletrabalho
"A evolução dos projetos na área de Internet banda Larga para todas as residências de Lagoa dos Três Cantos está prestes a tornar o município na Capital Nacional do Teletrabalho". Com esta frase o prefeito três-cantense Ernor Weber definiu a expectativa para o início, no começo do novo ano, da colocação dos primeiros equipamentos e instalação dos cabos de fibra óptica para viabilização o plano de Cidade Digital.
No dia 18 de dezembro o jornal Zero Hora publicou matéria referente o assunto com o título "Comunidade em Rede", a integra da reportagem está abaixo:
Internet por todos os cantos
Com apenas 1,6 mil habitantes, lagoa dos Três Cantos irá implantar projeto de banda larga que conectará 100% do município
Com 19 anos de vida, Lagoa dos Três Cantos, distante 80 quilômetros de Passo Fundo, só teve dois prefeitos. Tem 1,6 mil habitantes e apenas 15 ruas. Mas se engana quem pensa que a pacata cidade é apenas um vilarejo. Entre a tradição germânica e deliciosas cucas, emerge uma cidade digital. O audacioso projeto promete levar internet para todos os cantos da lagoa.
A idéia surgiu há um ano, mas só tomou forma a partir de março. Depois de garantir acesso à banda larga via acordo com a Telebrás, o município aperfeiçoou o projeto e licitou a execução das obras para interligar a população por computador.
Em busca de financiamento, a prefeitura inscreveu, em agosto, o projeto em um edital do Ministério da Ciência e tecnologia com 600 concorrentes. Dos 46 contemplados, foi o melhor classificado. O convenio de R$ 300 mil deve ser assinado até o final do mês.
Assim poderá começar a espalhar, a partir de janeiro, quilômetros de fibra óptica pelas ruas da cidade e em cada propriedade das 270 famílias de agricultores. Somadas às duas torres que garantirão o acesso gratuito à internet à internet sem fio na área urbana, a estrutura conectará 100% do município.
Um provedor, selecionado por licitação, irá gerenciar a rede. À prefeitura, caberá fiscalizar o serviço. A implantação do projeto está prevista para março de 2012. Até dezembro do próximo ano, a prefeitura investirá R$ 500 mil para digitalizar o interior.
Também haverá uma internet para comunicação e compartilhamento de dados em tempo real. A rede promete melhorar a gestão pública, atrair novos investidores, combater o êxodo rural e modernizar a agricultura.
– Pretendemos consolidar o município como modelo tecnológico no Brasil – diz o prefeito Ernor Weber.
O embrião da cidade digital é o bem sucedido projeto de telemedicina. Implantado há quase uma década no município, permite a análise de exames por médicos especialista na Capital sem necessidade der viajar.
Encurtar distâncias também é meta no ensino. Além do Telecentro com acesso gratuito à internet, os 240 estudantes do município terão um net-book. Um deles é Ismael Henrique dos Santos, sei anos, fascinado por computador, não vê a hora de interagir com o mundo virtual no colégio. A ansiedade do menino vira esperança para a mãe, Marciana dos Santos, 24 anos.
– A tecnologia abrirá oportunidades. É o futuro da criançada.
Capital do teletrabalho
A transformação em cidade digital será o principal trunfo de Lagoa dos Três Cantos para atrair investidores. Ao oferecer mais eficiência, menos custos e mão de obra qualificada, a meta é consolidar o município como Capital Nacional do Teletrabalho (trabalho à distância). Confiando na oferta de estrutura de ponta e incentivos fiscais, lagoa dos Três Cantos quer despertar, principalmente, o interesse de empresas da área de tecnologia.
– Antes era preciso viajar. Agora não há mais distâncias – diz edio Schrader, um dos coordenadores do projeto.
Interessada na proposta, uma empresa de certificação digital de Porto Alegre já se instalou no município. Para preparar a mão de obra, a prefeitura decidiu bancar 40% do valor de curso em uma escola profissionalizante de tecnologia. Das 80 vagas abertas, 60 já foram preenchidas.