04 de janeiro de 2012 as 10:36 / Tecnologia

Município assinará contrato para implantação do Projeto de Banda Larga

Está marcado para as 10h de desta quinta-feira, dia 5 de janeiro na Câmara de Vereadores de Lagoa dos Três Cantos, a assinatura do contrato de instalação de internet banda larga, numa 1ª etapa, dentro do Projeto "Digitallagune" (Lagoa dos Três Cantos Digital), entre o município e as empresas Parks S/A Comunicações Digitais e Teracom Telemática LTDA.

A contratação dos serviços visa estruturar o município do norte gaúcho, distante 290 km da capital Porto Alegre, para solução em telecomunicações em dados, voz e imagem, capaz de proporcionar a comunicação em rede de alcance local sem acesso à internet e rede com acesso à internet de alta velocidade.

Está contemplado no objeto do contrato o fornecimento de equipamentos de Softwares necessários à implantação da solução, com serviços de instalação, suporte técnico, capacitação e garantias de manutenção preventiva e corretiva por conta do fornecedor.

Esta 1ª etapa interligará os pontos públicos da cidade e do 1º Distrito do Município, Linha Glória, distante cerca de 10 km da cidade, viabilizando desta forma, o Projeto UCA (Um computador para cada Aluno e Professor nos educandários municipal que fica no interior e estadual, na cidade). O valor do contrato é de R$ 310 mil. O projeto Digitallagune, quando estiver implantado pretende levar internet banda larga com fibra óptica ao pontos de acesso corporativo e à todas as residências de Lagoa dos Três Cantos, interior e cidade, contemplando  100% dos cerca de 1.600 habitantes, viabilizando o plano de Teletrabalho.

Participarão da solenidade o Prefeito Ernor Weber, Dionísio Wagner, Vice Prefeito, Edio Schrader Coordenador do Projeto Digitallagune, Ivo Vargas, diretor da Parks, Marco Boemecke, Diretor da Teracom, Presidente da Câmara de Vereadores Sênio Brune, Vice Presidente da Associação Comercial Eugênio Mantovani, Secretários Municipais, Cooperativas e imprensa.

Segundo Edio Schrader, o projeto atende os requisitos do Plano Nacional de Banda Larga considerando o modelo tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. .