28 de novembro de 2011 as 20:49 / Agricultura

Município de Lagoa dos Três Cantos e produtores discutiram agroindústrias

A Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos através da Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com a Emater promoveu um encontro com produtores rurais interessados em criar agroindústrias em suas propriedades ou adequar o seu trabalho às normas do Ministério da Agricultura e assim sair da informalidade.

Na reunião, que foi na Câmara de Vereadores às 14h, foram abordados diversos pontos como o Programa Sabor Gaúcho, do governo do estado que auxilia as agroindústrias para produção de merenda escolar.

Conforme o Secretário da Agricultura Roque Elói Fath, o município que tem a sua economia baseada no setor primário tem a obrigação de incentivar o produtor e buscar parcerias para viabilizar a diversificação das propriedades no sentido de melhorar a renda no meio rural e tornar o interior atrativo aos jovens, para que estes venham dar continuidade a agricultura forte e rentável.  Ele destaca que o Banrisul tem uma linha de crédito para quem quiser implantar agroindústria com 10 anos para pagamento e juro zero.

O Prefeito Ernor Weber anunciou que a Administração está contratando um Veterinário que dará o suporte técnico necessário para a produção de alimentos ou derivados de origem animal. Sobre a questão do financiamento que deverá ser de até 10 mil, Weber anunciou a intenção de enviar à Câmara de Vereadores um projeto de auxílio aos produtores, pagando 50% do valor em 10 anos com parcelas anuais. "Nós também nos encarregamos da parte burocrática na formação da agroindústria", revelou.

Participaram da reunião além do Prefeito Ernor Weber e do Secretário da Agricultura Roque Fath, o Vice-Prefeito Dionísio Pedro Wagner, Secretário da Administração, Fazenda e Planejamentos Alex Ricardo Weber, Extensionistas da Emater Carmem Savoldi e Elivelton Kreisig, vereadores e um grande número de produtores rurais.

Logo após houve a entrega de incentivos aos hortigranjeiros Olga Lindemann, Aldívio Eberhardt, Claudir Ivo Deuner e Dari Aroni Nienow, cada um recebeu mil reais.