19 de outubro de 2011 as 17:10 / Educação

Projeto UCA: Lagoa dos Três Cantos Digital

O Governo do Estado do Rio Grande dos Sul tem sido parceiro de Lagoa dos Três Cantos, compartilhando ações institucionais para o desenvolvimento de projetos voltados à Inclusão Social e Digital. As Secretarias de Estado de Inclusão Digital e de Educação através da Diretoria de Logística e 25ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE – com sede em Soledade visitaram o município três-cantense nos dias 17 e 18 de outubro, participando de diversas atividades junto às escolas: Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina de Linha Glória e Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier, para a implantação do Projeto Um Computador para Cada Aluno e Professor que já está sendo trabalhado na rede municipal, agora também na escola estadual. Na segunda-feira, dia 17 à noite, ocorreu uma recepção às autoridades e lideranças junto ao Anexo do Ginásio Poliesportivo, com a participação do Executivo, Legislativo, Diretores das escolas e representantes dos CPMs.

Na terça-feira, dia 18, realizou-se visitas e reuniões nas Escolas Dona Leopoldina e Joaquim José da Silva Xavier, tratando da agenda de capacitação dos Professores, implantação da estrutura tecnológica, entrega dos computadores e inicio das atividades pedagógicas do projeto UCA.

Para o Prefeito Ernor Weber, este encontro serviu de consolidação de uma proposta de projeto sócio educacional na área da Tecnologia da Informação e Comunicação voltada à Educação, "pois, iremos criar uma cultura digital com investimentos públicos e parcerias interinstitucionais para o desenvolvimento do município". Observou

Segundo o Vice-Prefeito Dionísio Wagner, "estamos confirmando a proposta de universalização com uma nova modalidade de ensino e aprendizagem, dentro das propostas do Governo Federal e Estadual no Plano Nacional de Banda Larga".

Para Edio Schrader, o município está se credenciando como "Case" nacional na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com qualidade nos serviços sociais básicos, incluindo  o teletrabalho e teleatividades.

Conforme o Diretor de Inclusão Digital, Gerson Barrey, Lagoa dos Três Cantos está preparando um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social, e o Governo do Estado está presente para auxiliar em tudo o que for necessário a fim de que este modelo tecnológico sirva de exemplo aos demais municípios do estado..

Ana Claudia Figueroa, Diretora de Logística da SEC, responsável na implantação do UCA, que veio acompanhada pela assessoria técnica e 25ª CRE, com uma agenda programática visando a implantação do projeto, salientou que o avanço para Lagoa dos Três Cantos na área de TI será de décadas.