14 de julho de 2011 as 15:35 / Educação

Banda Larga: AMAJA serve de referência ao Minicom e Telebrás

Em solenidade realizada no último dia 13, às 11h, no gabinete do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em Brasília, foram assinados vários contratos e termos de cooperação referente o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) que terá, entre outros objetivos, colocar internet rápida e barata em mais de 1.000 municípios até 2012. A Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA), sendo uma referência nacional nesta área, foi convidada para participar do evento. Representaram a Associação na oportunidade o presidente e prefeito de Lagoa dos Três Cantos, Ernor Weber; o secretário-executivo João Ernesto Schemmer; e o assessor de gabinete da prefeitura de Lagoa dos Três Cantos, Edio Schrader. Estiveram presentes ainda o presidente da Telebrás, Caio Bonilha e diretores; o presidente da Eletronorte, Josias Matos de Araújo; o presidente da TIM, Antonino Ruggiero; o presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT), Wardner Maia; o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez; a FAMEP – Federação das Associações de Municípios do Pará, além de senadores e deputados federais.

A AMAJA foi convidada e participou do encontro porque já havia firmado um Termo de cooperação com a Telebrás em março deste ano para o desenvolvimento de ações interinstitucionais integrando o Governo em todos os seus níveis, Instituições e Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Segundo o Prefeito Ernor Weber, Presidente da Associação, o projeto de Lagoa dos Três Cantos está servindo de modelo tecnológico para o Governo e, considerando o aspecto legal, dentro de alguns dias será aberta a consulta pública, seguido pelo termo de referência ao edital de licitação para a implantação do projeto Digitallagune.

No encontro, o ministro Paulo Bernardo, citou o exemplo de moradores do Amapá, que chegam a pagar R$ 220 por mês para ter acesso a uma internet com velocidade de 128 Kpbs. "Isso é proibitivo", disse ele, destacando que a meta é levar o PNBL às regiões com a garantia de internet a R$ 35 a uma velocidade de 1 Mbps, servindo de base inclusive a nossa região.

Paulo Bernardo revelou ainda que o governo pretende realizar um projeto piloto com internet ultra-rápida para a Rio +20, conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, no ano que vem. Além disso, cinco cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014, receberão internet em mega velocidade e telefonia móvel de 4ª geração, a chamada 4G. O governo brasileiro trabalha para que o Brasil tenha internet de 5 Mbps até 2014.

CDTC – Em Brasília, o pessoal da AMAJA se reuniu ainda com diretores dos ministérios do Planejamento e das Comunicações para tratar sobre a implantação de um núcleo do CDTC – Centro de Desenvolvimento da Tecnologia e Conhecimento na região. O mesmo deverá ser instalado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul de Ibirubá. Conforme Edio Schrader, possivelmente, na próxima semana, o grupo de trabalho vai se reunir para dar um planejamento e encaminhamento junto ao governo federal e Estadual, visando o suporte técnico e institucional para que sejam instalados os pólos municipais e cursos profissionalizantes nos municípios no Alto Jacuí, imediatamente.

ESTRADA PARA O FUTURO – Ainda em Brasília, Ernor Weber, João Schemmer e Edio Schrader acertaram com diretores do Ministério do Planejamento, a realização de um evento que vai tratar sobre o Programa Nacional de Banda Larga, no desenvolvimento econômico e social dos municípios da região do Alto Jacuí. Conforme Edio Schrader, o mesmo está previsto para o mês de setembro, na cidade de Ibirubá. No próximo dia 25 de julho, em Porto Alegre, o grupo de trabalho vai se reunir para definir o plano de trabalho e programação deste primeiro encontro com a tecnologia de tecnologia da informação e comunicação, contanto com total apoio do Governo Federal e Estadual. Segundo João Schemer, a AMAJA é a primeira Associação de Municípios brasileiros a celebrar o convênio do "Programa Estrada para o Futuro" que vai ajudar no desenvolvimento dos municípios da região do Alto Jacuí, dentro do PNBL.

O grupo da AMAJA manteve outros contatos na capital federal, no Senado e na Câmara Federal.

Fotos: Herivelto Batista

Mais fotos: http://www.flickr.com/photos/conexaominicom/5934603025/in/set-72157627064088977/