Municipalização do trânsito está acontecendo em Lagoa dos Três Cantos
Os procedimentos para que isso aconteça já iniciaram no ano passado. O município designou uma pessoa para iniciar o trabalho. Houve a participação, primeiramente, em alguns cursos de capacitação para a tarefa. Também foi assinado um termo de fiscalização de trânsito com o DETRAN.
Em notícia divulgada dia 10 por um veículo de penetração estadual, constava que metade das cidades gaúchas não se integraram ao Sistema Nacional de Transito .
Na lista de cidades que não possuem o trânsito municipalizado figura Lagoa dos Três Cantos. Segundo Alex Weber, Secretário da Administração, Fazenda e Planejamento apesar de receber mais uma atribuição sem a devida compensação financeira o município tem um compromisso com a sociedade. "A questão burocrática que consiste nos documentos e adequação à legislação já foram iniciados, inclusive com a assinatura de convênio com o DETRAN/RS, também criamos a estrutura do Departamento Municipal de Trânsito, estamos preocupados com o melhor para o munícipe". Revelou.
Faltam alguns procedimentos como a criação da JARI e a realização de algumas ações para que o órgão estadual possa auditar e só então será integrado ao Sistema Nacional de Trânsito. "O Tribunal de Contas do Estado já havia apontado esta questão e nós estamos trabalhando nisso", explicou.
Com o término das obras de asfaltamento da RS 332, trecho entre Lagoa dos Três Cantos à Não Me Toque ocorrerá um aumento do fluxo de veículo e esse é mais um dos motivos para acelerar os procedimentos que cabem ao município.
"Em breve teremos o trânsito municipalizado", disse Alex.