20 de junho de 2010 as 21:53 / Geral

Municipalidade se reúne com administradores de poços artesianos do interior

No dia 08 de junho, no pavilhão da comunidade de Linha Colorado, foi realizado um encontro com as diretorias e usuários das soluções alternativas coletivas (poços artesianos) das comunidades de Linha Colorado e São Paulo ADAM, oportunidade que estiveram presentes o prefeito municipal, Ernor Weber, a secretária da saúde, Clarice Port, o fiscal sanitário, Sandro Arnhold e a funcionária Gláucia Lindemann, que foram conversar com os munícipes e apresentar o plano de trabalho da vigilância sanitária em relação ao tratamento da água que é distribuída no interior através desses poços.

No encontro foram apresentados aos usuários daqueles dois poços, as análises de água feitas pela 6ª Coordenadoria de Saúde através da coleta realizado pelo setor sanitário do município, também o que diz a legislação pertinente e a notificação, por parte do órgão estadual quanto ao tratamento da água, já que as análises estão apresentando que a água utilizada hoje está se apresentando inadequada para o consumo.

A Portaria 518 do Ministério da Saúde preconiza que toda a água destinada ao consumo humano deve passar pelo processo de desinfecção, que deverá ser feito com a adição de cloro, de modo a se tornar potável e passível de consumo.

O encontro serviu também para o prefeito Ernor apresentar possibilidades para o gerenciamento dos poços, que ficou de ser estudada pelos usuários. O prefeito ainda prometeu que repassará ao Setor Jurídico informações referente ao que foi discutido e apresentado pelos participantes do encontro, que ficaram de fazer um levantamento para ver os custos que cada poço possui hoje.

Conforme definido pelo plano de ação da vigilância sanitária, foi destinada uma verba específica para aquisição de equipamentos que possibilitem o tratamento, assim como apresentados os números dos custos mensais em relação ao monitoramento mensal dessas instalações e da água distribuída para todos.