04 de abril de 2011 as 21:55 / Geral

Recuperação de estradas

Desde as fortes chuvas que assolaram a região, do dia 25 até 28 de março, que o setor de Obras da Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos mobilizou seus funcionários na recuperação das estradas, sempre que o tempo oferecia condições, visando resposta imediata às necessidades de deslocamento dos munícipes, garantindo normalidade no transporte escolar, escoamento diário da produção de leite, entre outros.

Conforme o Secretário Adjunto de Obras Diego Schumann, os estragos foram de grande proporção, especialmente nas estradas vicinais com danos em 4 pontes que deverão ser refeitas para garantir a segurança do trânsito. "Nosso trabalho no primeiro momento foi paliativo, somente com o tempo bom que ocorreu a partir deste fim de semana que passou é que nós começamos o trabalho de recuperação mais detalhado dos pontos críticos", afirmou. Ainda segundo Diego o valor calculado dos prejuízos no interior de Lagoa dos Três Cantos, avaliando as perdas de pontes que foram em número de 4, tubos arrancados, cascalho levado do leito das estradas pelas águas, serviço de recuperação e outros, é de cerca de R$ 600 mil.

Estudos da Emater do município relatam perdas nas lavouras decorrentes da erosão e da chuva de granizo na ordem de R$ 1,3 milhões.

"São de quase 2 milhões de reais os prejuízos somados das lavouras e das estradas do município e por essa razão é que nós decretamos o Estado de Emergência", argumentou o Vice-Prefeito Dionísio Wagner.

As estradas gerais foram recuperadas, e o trabalho agora, segundo Diego Schumann, é nos acessos às propriedades para garantir o escoamento da produção.

O Prefeito Ernor Weber garantiu que se o tempo firmar em poucos dias tudo voltará a normalidade.