24 de março de 2011 as 15:41 / Geral

Lagoa dos Três Cantos, Um “Case” nacional

O prefeito de Lagoa dos Três Cantos Ernor Weber assinou a autorização do processo de licitação para a contratação de empresa ou consórcio especializado na implantação da infra-estrutura em telecomunicações visando a execução do projeto "Digitalle Lagune" – Lagoa Digital – caracterizando a origem germânica da localidade no título do programa a ser implementado, e que vem ao encontro do Plano Nacional de Banda Larga – Brasil Conectado – considerando a modernização da Gestão Pública em serviços sociais básicos – saúde, educação, segurança e trabalho – além de atender a comunidade – cidade e interior – com a tecnologia da informação e comunicação disponibilizando acesso à internet de alta velocidade com preço reduzido, viabilizando a inclusão digital de todas as famílias três-cantenses de forma gradativa e modular.

Este projeto partiu de um modelo tecnológico de "Cidades Digitais" do Ministério das Comunicações com o apoio da Telebrás através de seu presidente Rogério Santanna e do gerente de pesquisa e desenvolvimento da empresa Paulo Kapp, juntamente com o Ministério do Planejamento e Secretaria de Comunicações do Governo do Estado do RS, além de outros parceiros interinstitucionais.

Segundo Edio Schrader, Assessor de Gabinete do município, este projeto poderá se transformar num modelo de estudos e pesquisas para atender o poder público, o privado e a comunidade na geração de conteúdos dentro de um ambiente digital criado a partir da união de forças das instituições envolvidas no processo.

O prefeito Ernor, irradiou entusiasmo ao anunciar publicamente o edital que ocorreu durante a Assembléia da Associação dos Municípios do Alto Jacuí – AMAJA – no dia 18 de março quando houve o debate "Encontro com a Tecnologia – Banda Larga, Desafios e Oportunidades – destacando a determinação de todos os entes envolvidos em viabilizar a implantação de um diferencial tecnológico que será um orgulho para a nação. A execução do projeto deverá ser no primeiro semestre do ano em curso. "Foi um importante primeiro passo para o "case" que esperamos construir como modelo para o Brasil", afirmou Ernor.