24 de março de 2011 as 15:26 / Geral

Banda Larga: uma realidade ao alcance do Alto Jacuí

Com o objetivo de viabilizar a implantação da Banda Larga – Internet de alta velocidade de forma competitiva, em nível de região, foi dada a largada em Lagoa dos Três Cantos, com os demais municípios da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA), a uma nova rede de parcerias, onde foi realizado no último dia 18, no Clube da Sociedade Sempre Unidos, às 16h, o Encontro com a Tecnologia – Banda Larga: Desafios e Oportunidades para a Região.

Considerando a importância do evento que veio ao encontro do Plano Nacional de Banda Larga, esteve no município, para assinar o Termo de Cooperação Técnica entre Telebrás e Amaja, o presidente da Telebrás, Rogério Santanna dos Santos, juntamente com diretores da estatal e dos ministérios do Planejamento e das Comunicações, com o apoio e representação do governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Além do presidente Rogério Santanna dos Santos; do prefeito anfitrião, Ernor Weber; do presidente da AMAJA e prefeito de Boa Vista do Incra, Zilmar Varonês Han; do presidente da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e prefeito de Marau, Vilmar Perin Zanchin; e de prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais da AMAJA, estiveram presentes ainda, o Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás, Paulo Eduardo Kapp; o assessor do Comitê Gestor de Inclusão Digital do Gabinete da Presidência da República, Ronald Emerson Scherolt da Costa; o diretor de Logística e Tecnologia do Ministério do Planejamento, João Batista Ferri de Oliveira; o diretor de Inclusão Digital da Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul, Gerson Barrey; o presidente da Procergs, Carlson Janes Aquistapase; o diretor de Infra-estrutura e Inclusão Digital do Governo do Rio Grande do Sul, Marcos Franceschi. Também estiveram presentes entidades cooperativas, empresariais e políticas, como os deputados federais Elvino Bohn Gass, que representou o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; e Afonso Hamm, e o estadual Pedro Westphalen, que representou o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Adão Villaverde.

Após a manifestação das autoridades foram abertos três painéis para debates. O primeiro – Programa Nacional de Banda Larga: Infraestrutura de Redes para Municípios Digitais – teve a participação do presidente da Telebrás, Rogério Santanna dos Santos; e do diretor da Telebrás, engenheiro Paulo Eduardo Kapp. O mesmo foi mediado pelo deputado federal Elvino Bohn Gass.

O segundo – Soluções em Tecnologia da Informação ao Alcance de Todos – teve a participação do assessor do Comitê Gestor de Inclusão Digital do Gabinete da Presidência da República, Ronald Emerson Scherolt da Costa; e do diretor de Logística e Tecnologia do Ministério do Planejamento, João Batista Ferri de Oliveira. O mediador foi o secretário-executivo da AMAJA, João Ernesto Schemer.

E o terceiro e último painel – A Banda Larga no Rio Grande do Sul, Desafios e Oportunidades – tiveram a participação do diretor de Inclusão Digital da Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul, Gerson Barrey; do presidente da Procergs, Carlson Janes Aquistapase; e do diretor de Infraestrutura e Inclusão Digital do Governo do RS, Marcos Franceschi, sendo mediado pelo presidente do COMAJA e prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto Bastos dos Santos.

Na sequência, foi celebrado o Termo de Cooperação Técnica para o intercâmbio de conhecimentos entre a TELEBRÁS e a AMAJA relativas à integração de rede de telecomunicações federal com as redes municipais permitindo maior eficiência e efetividade do gasto público, relacionadas à implementação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) em conformidade com as orientações do Ministério das Comunicações.

Para a implantação da banda larga, o prefeito Ernor Weber, de Lagoa dos Três Cantos, assinou a abertura do processo de licitação para a construção do Projeto – Município Digital, servindo de case nacional dentro deste modelo tecnológico, e em seguida, alguns prefeitos do Alto Jacuí aproveitaram a oportunidade para entregar seus projetos ao presidente da Telebrás, solicitando o apoio do governo no sentido de viabilizar a implantação da infraestrutura necessária em telecomunicações para os serviços sociais básicos em Saúde, Educação, Segurança e outros.

Conforme Edio Schrader, assessor de Gabinete da Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos, o objetivo deste projeto é massificar o acesso à internet de banda larga nos municípios do Alto Jacuí, visando os serviços sociais básicos, de entidades da sociedade civil, de empresas e dos cidadãos de modo a promover oportunidades, desconcentrar renda e incorporar o povo do interior, excluídos deste serviço. "O que nós queremos na prática é trazer a internet de alta velocidade e barata para o nosso meio como um case nacional em parceria com a Telebrás, provedores e parcerias interinstitucionais. A idéia é criar um modelo tecnológico a nível de governo federal e estadual e, após, INTEGRAR a grande região do Alto Jacuí, órgãos públicos, empresas e a comunidade que será a grande beneficiada com esta importante ferramenta de desenvolvimento que é a internet de banda larga", disse.

Ao final, as autoridades presentes, juntamente com os prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais da AMAJA, foram convidadas a participar da abertura da 10ª Lagoafest, que aconteceria no Parque da Lagoa fest, às 20h.