22 de abril de 2010 as 22:36 / Música

Lagoa dos Três Cantos enviou representantes ao Gaitaço.

No dia 18 de abril aconteceu a VI Edição do Gaitaço em Almirante Tamandaré do Sul, oportunidade em que um grupo de gaiteiros Três-cantenses representou o município participando do evento. Estiveram no gaitaço por Lagoa dos Três Cantos os gaiteiros: Aristeu Hartmann, Armin Mann, Ingo Meisner, Wésley Hartmann e o Diretor de Cultura José Ilário Horn. Eles foram acompanhados do Prefeito em Exercício Dionísio Pedro Wagner que participou de reunião de posse da nova diretoria da AMAJA ocorrida no mesmo dia.

O Gaitaço 2010 mobilizou cerca de 800 gaiteiros vindos de todos os municípios do RS, além de caravanas de outros estados brasileiros.

Na visão do Diretor de Cultura José Ilário Horn é importante a participação nos eventos culturais que acontecem ao nosso redor, pois são muitas as dificuldades e grande é o desafio para tamanha mobilização de gaiteiros por um momento cultural. "Está de Parabéns o Município de Almirante Tamandaré do Sul, pela importância em valorizar pessoas com talentos muitas vezes escondidos, disfarçados, ou que por falta de oportunidade, nunca ou poucas vezes vem à tona". Afirmou José. "A pessoa necessita mostrar o que sabe por mais que seja o mínimo, faz bem pro ego", finalizou.

Na avaliação do prefeito em Exercício Dionísio Pedro Wagner, o evento é muito interessante, pois evidencia nos participantes a alegria, a satisfação, a realização pessoal por menor que seja o talento e a capacidade de executar uma melodia na gaita. "É um encontro de pessoas que nunca teriam oportunidade de se encontrar, se não em um evento como este", observou, "É algo mágico, onde num instante alguém absolutamente desconhecido toma a frente puxando uma melodia e imediatamente juntam-se centenas de pessoas tocando e cantando juntas como se fossem velhos amigos", disse, "Este é o poder da música nas pessoas", concluiu Dionísio.