22 de novembro de 2009 as 22:51 / Educação

Encontro do Projeto Porta Aberta.

Fazendo parte da programação de trabalho do projeto "Porta Aberta", desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Lagoa dos Três Cantos, aconteceu o 2º encontro do trabalho que visa dar à comunidade a capacitação necessária para a compreensão da problemática envolvendo drogas. O trabalho desenvolvido pelo Consultor Eduardo kauffmann, voltado aos pais, jovens, professores e comunidade em geral visou dar todas as informações sobre o que é dependência química e como ela funciona e interfere no comportamento do indivíduo, bem como capacitar as pessoas para o combate e prevenção ao uso de drogas no seu meio social através dos conhecimentos básicos adquiridos a partir da palestra que foi proferida.

Conforme o palestrante, as pessoas de um modo em geral são leigas quando o assunto é dependência química e quando acontece um caso em sua família, ficam sem saber como enfrentar a situação, ou procurar quem realmente pode ajudar. "Há uma idéia errônea de que o problema está nas drogas ilícitas quando na verdade o começo de tudo está nas drogas lícitas como álcool e tabaco", afirmou Eduardo. Segundo ele, a abordagem do tema é feito de maneira bem simples, sem termos técnicos para que possa ser de fácil entendimento, "A parte técnica fica para os profissionais que trabalham com o dependente, como Médicos, Psicólogos, entre outros" finalizou.

A palestra buscou também mostrar aos pais como identificar os sinais que mostram se o seu filho está ou não sendo usuários de drogas e em caso de afirmativo para o vício, saber como reverter a situação.

Conforme Clarice Port e Claudete Borghetti, Secretárias de Saúde e Educação respectivamente, o próximo passo é levar o trabalho para dentro das salas de aulas para alertar as crianças sobre o perigo do uso de drogas, pois as pesquisas comprovam que a idade média de início do uso de álcool e tabaco é entre os 11 e 13 anos.

Participaram desta palestra um bom número de munícipes.