16 de novembro de 2009 as 14:27 / Política

Encontro de Vice-Prefeitos na FAMURS

Fortalecer o trabalho dos vice-prefeitos nas administrações municipais, buscando ampliar a força política e representativa das prefeituras. Esse foi um dos principais objetivos do Encontro Estadual de Vice-Prefeitos, que aconteceu quinta e sexta-feira da semana que passada, dias 12 e 13 de novembro, na sede da FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. Promovido pela entidade, com o apoio do Grupo de Trabalho de vice-prefeitos, o Encontro contou com a participação de mais de 122 Municípios.

O Vice-Prefeito de Lagoa dos Três Cantos Dionísio Pedro Wagner participou do evento, buscando informações e experiências para aplicar junto ao governo municipal três-cantensse. Conforme ele foi um fórum importante de discussões sobre o verdadeiro papel dos vice-prefeitos nas administrações. – Foi um momento de reflexão quanto ao nosso trabalho nas administrações com debate sobre o aumento da nossa participação – salientou Dionísio.

– Mais do que um aliado político, um parceiro que integra as ações municipais para o desenvolvimento da sociedade – disse o presidente da FAMURS, Marcus Vinícius de Almeida, na solenidade de abertura, referindo-se a atuação do vice-prefeito. Almeida acredita que o diálogo entre prefeitos e vice-prefeitos deve seguir a mesma direção.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Porfírio Peixoto, colocou o TCE a disposição dos vice-prefeitos para esclarecimentos e orientações, e acrescentou que a instituição está realizando encontros regionais e cursos para preparar os administradores públicos. – O pluripartidarismo entre os prefeitos e vice-prefeitos exige compreensão – finalizou Peixoto ao afirmar que é preciso conviver com as diferenças e divergências entre os administradores para trazer o bem para a sociedade.

O vice-prefeito é uma composição partidária e é decisivo na eleição. Com essa afirmação o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, falou que a gestão é dinâmica e, também, da importância da aproximação entre os dois administradores. – Na ausência do prefeito, o vice-prefeito deve dar sequência à gestão – falou. Ziulkoski enfatizou que a CNM, em parceria com a FAMURS, estará confeccionando a carteira do vice-prefeito, e convidou os participantes a fazerem este documento político.