Município vai implantar a Coleta Seletiva dos resíduos urbanos.
Na manhã de terça-feira, dia 11 de agosto, uma comissão formada pelo vice-prefeito Dionísio Wagner, Secretários da Administração, Fazenda e Planejamento Alex Weber, Educação, Cultura e Desporto Claudete Borghetti, Saúde e Assistência Social Clarice Port e Obras, Viação e Serviços Urbanos Avelino da Silva, além dos integrantes do Departamento de Meio Ambiente, Airton Scheffel e Sandro Arnhold, reuniram-se para traçar metas e visar à implementação da coleta seletiva no recolhimento dos resíduos sólidos urbanos.
O encontro serviu para que o grupo trocasse idéias e implementasse um plano de ação para iniciar um programa de educação e sensibilização de toda a comunidade para iniciar o processo de separação dos resíduos em casa, de modo que quando a coleta for realizada, haja a destinação correta dos resíduos no próprio caminhão que faz o recolhimento no perímetro urbano.
Nesta semana estará circulando na comunidade, um questionário para avaliar o nível de conhecimento, as dúvidas e sugestões quanto ao processo de coleta seletiva dos resíduos. Desta forma, o grupo pretende avaliar o nível de conhecimento da população e as melhores maneiras de se enfocar o início deste processo em todas as residências do município, num primeiro momento, no perímetro urbano e, posteriormente, também na área rural.
O próximo encontro será realizado ainda nesta semana, quando então será feita uma avaliação dos questionários e a confecção do material que deverá ser entregue em cada residência para o início efetivo da coleta seletiva na cidade.
(Material de apoio)
O que é Coleta Seletiva?
É separar o resíduo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo.
Reciclagem
É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo: papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas.
Minimização de resíduos
Os 3 Rs: primeiro Reduzir o consumo evitando o desperdício, depois Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para Reciclar.
Razões para reciclar?
CONTRIBUIÇÃO PARA A NATUREZA:
50 kg de papel velho = uma árvore poupada
1.000 Kg de papel reciclado= 20 árvores poupadas
1.000 Kg de vidro reciclado= 1300Kg de areia extraída poupada
1.000 Kg de plástico reciclado= milhares de litros de petróleo poupados
1.000 Kg de alumínio reciclado= 5000Kg de minérios extraídos poupados
Note que areia, petróleo e minérios são recursos naturais não renováveis.
ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA:
Menor redução de florestas nativas.
Reduz a extração dos recursos naturais.
Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
Economiza energia e água.
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões.
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
Diminui o desperdício.
Melhora a limpeza e higiene da cidade.
Previne enchentes.
Diminui os gastos com a limpeza urbana.
Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
Fonte: www.natureba.com.br