28 de junho de 2009 as 21:46 / Educação

Diretora de Cultura participa de Fórum na Capital

Aconteceu nos dias 17 e 18 de junho o 16º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura no auditório Ipanema – Centro de Eventos Plaza São Rafael em Porto Alegre. A Diretora de Cultura de Lagoa dos Três Cantos Geórgia Walker participou do evento e ressaltou que os painéis apresentados tiveram uma contribuição relevante para os municípios, conforme ela os principais temas de debates e os painelistas foram:

– Cultura, Desenvolvimento Local e Captação de Recursos, apresentado por Tânia Rösing – Coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo;

– A Importância da Visão Sistêmica na Gestão Pública especialmente na área da Cultura, por Laura Dalla Zen – Docente do Curso de Gestão da Cultura da UNISINOS;

– Economia da Cultura, por Stefano Florice – Coordenador Geral do Curso de Economia da Cultura da UFRGS, e por Leandro Variati – Docente do Curso de Economia da UFRGS;

– Vantagens e Formas Legais das Relações da Cultura com o Terceiro Setor, pelo Drº André Vinícius Guimarães de Carvalho – Representante da Comissão de Direito do Terceiro Setor;

– Iniciativas Culturais Exitosas nos Municípios, por Michael Schneider Flach – Promotor de Justiça do Município de Igrejinha; Claudete Bacon – Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Arvorezinha e por Ruben Oliveira – Secretário Municipal de Cultura de Arvorezinha;

– Fundo de Apoio a Cultura, por Álvaro Santi – Prefeitura de Porto Alegre.

Segundo Geórgia a maior dificuldade ainda são os recursos investidos na área. "É preciso entender que Cultura é fator de geração de emprego, de renda, de turismo, de educação". Disse. Ela finalizou parafraseando o Presidente da Famurs na solenidade de abertura: "Que a Cultura possa ser uma atividade de inserção no desenvolvimento".

A Diretora três-cantense aproveitou para comunicar que estão abertas inscrições de novos integrantes para participar da Banda Municipal e os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação ou Dirigente da Banda Roberto Port.