22 de abril de 2009 as 21:43 / Economia

Administração pede corte de 20% nos gastos de cada secretaria.

Em reunião realizada na semana que passou entre o Prefeito de Lagoa dos Três Cantos Ernor Weber, o Vice Dionísio Pedro Wagner e os Secretários: da Administração Fazenda e Planejamento Alex Weber, da Saúde e Assistência Social Clarice Port, das Obras, Viação e Serviços Urbanos Avelino da Silva, Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente Roque Elói Fath e da Educação, Cultura e Deporto e Lazer Claudete Borghetti, foi abordada a diminuição de recursos repassados pela união aos municípios pela redução do IPI na venda de carros e também eletrodomésticos. A queda na arrecadação força um arrojo nos orçamentos da cada administração, obrigando os municípios fazerem cortes em suas despesas para equacionar os gastos com o orçamento reduzido. Conforme o prefeito o ideal é que cada secretaria economize 20% de seus recursos sem que isso atinja a qualidade da prestação dos serviços à comunidade. "Sei que isso vai ser uma ginástica muito grande e que o desafio é penoso, mas ante aos fatos não temos muitas alternativas, pelo menos neste primeiro momento". Afirmou Weber ao lembrar que quando o retorno do FPM voltar aos percentuais anteriores, tudo volta ao normal.

O Vice-Prefeito Dionísio Wagner afirmou que o exercício do mandato é bastante desafiador, pois exige que parte dos recursos seja destinado por força de lei à algumas secretarias, como Educação e Saúde, sem afetar o salário do funcionalismo, nem os compromissos assumidos e muito menos os investimentos planejados. "É um momento em que a criatividade deve superar a baixa arrecadação, mas esperamos e torcemos que seja por poucos dias e a situação de retorno para os municípios se normalize". Disse ele.

Nos próximos dias cada secretário irá informar as medidas a serem tomada no sentido de reduzir os gastos.